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Fase de crescimento

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A expectativa gerada pelo novo 3008 era grande. E, de fato, as mudanças em relação ao crossover, lançado em 2009 e reestilizado em 2013, causaram sensação quando ele deu as caras no último Salão do Automóvel de Paris, no início de outubro. A nova geração cresceu em dimensões e ganhou mais itens que visam a segurança dos ocupantes. A função do novo 3008 é clara: o modelo deve se tornar o utilitário esportivo que a Peugeot não tinha.

Visualmente, o 3008 é ousado, moderno e impressiona, principalmente pela robustez. A dianteira está com visual mais “vertical” e chapado, com porte musculoso e a nova identidade visual da marca muito bem delineada, com grade trapezoidal com efeito tridimensional nas divisórias, faróis seccionados por vincos simétricos e para-choque invadido por tomadas de ar. Teto, colunas e até o topo da tampa do porta-malas possuem acabamento em tom contrastante. As lanternas, em leds, insinuam as “garras de leão” de Sochaux.

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O interior é uma das partes que mais chamam atenção no modelo. O volante e o painel de instrumentos digital, com tela de 12,3 polegadas, estreiam a segunda geração do i-Cockpit. Eles são completados por comandos no console que emulam teclas de piano. Nas medidas, o carro está 9 cm mais comprido e 6 cm mais longo em entre-eixos do que o antecessor, mas ficou 100 kg mais leve. A economia na balança se deve ao uso da plataforma EMP2, a mesma do 308 europeu. O porta-malas ganhou 20 litros de capacidade, totalizando 520 litros.

O trem de força pode ser o 1.2 três cilindros turbo, de 130 cv, ou o já conhecido 1.6 turbo de 165 cv, ambos a gasolina. Há ainda dois motores turbodiesel: um 1.6 com 100 cv ou 120 cv e outro 2.0 de 150 cv ou 180 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas. Entre os itens de segurança, destacam-se alerta de distância e de fadiga do motorista, farol alto automático, controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e retomada de movimento, assistente de estacionamento e alerta de ponto cego. A Peugeot ainda oferecerá, em alguns mercados, uma scooter elétrica ou bicicleta elétrica dobrável, projetadas para se integrarem ao porta-malas e serem recarregadas quando o SUV se movimentar.

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A fabricante francesa ainda não confirmou a venda do novo 3008 no Brasil. Por aqui, enfrentará a concorrência de utilitários como Honda CR-V, Toyota RAV4 e Hyundai ix35. Mas já está certo que ele terá lugar de destaque no estande da marca durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro.

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