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Ford anuncia a linha 2017 do Fiesta sedã

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Por Radar, Por Augusto Paladino

No páreo

A Ford anunciou a linha 2017 do Fiesta sedã. O modelo passa a contar com a central multimídia SYNC 3, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O três volumes está disponível em três versões: SEL, Titanium e Titanium Plus, com preço a partir de R$ 66.490. Toda a linha é equipada com motor Sigma 1.6 Flex, de 128 cv, e transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.

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Alguns mimos

O Chevrolet Cruze ganhou pequenas mudanças para a linha 2018. O sedã adiciona ajuste de altura dos faróis e o o repetidor de seta nos retrovisores externos também para a versão de entrada LT. Outra novidade é a localização da produção do motor do Cruze: no mesmo complexo industrial da GM onde é feito o modelo, em Rosário, na Argentina. O Cruze sedã tem duas versões de acabamento, a LT e LTZ, todas equipadas de motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de até 153 cv e 24,5 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática sequencial, de seis marchas.

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Charme em série

O Renault Logan aumentou sua gama com a chegada da edição limitada Expression Avantage. Ela vem em duas motorizações, a 1.0 e 1.6, com os novos propulsores SCe. O modelo traz de fábrica o sistema multimídia Media Nav Evolution, sensor de estacionamento e câmara de ré, rodas aro 15 em liga leve, além de vidros traseiros elétricos e retrovisores elétricos com repetidores. Visualmente, a diferença fica por conta das rodas com acabamento dark metallic. Limitada a 6 mil unidades, a série Expression Avantage tem preço sugerido de R$ 51.200 com motor 1.0 SCe e R$ 57.400 com motor 1.6 SCe.

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Opção familiar

A Mitsubishi mostrou, no Salão do Automóvel de Jakarta, na Indonésia, a nova minivan Xpander. O modelo traz a atual identidade visual da marca, que no Brasil já foi adotada pelo Outlander, com faróis afilados, enorme grade e dois faróis auxiliares na parte de baixo. Na lateral, vincos bem pronunciados são ligados às lanternas traseiras. O interior tem acabamento que imita madeira e é mesclado com detalhes cromados no painel. Com sete lugares, oferece porta-objetos e 16 porta-copos. A mecânica do Xpander é formada por um motor 1.5 a gasolina de 105 cv, que pode ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. A tração é sempre dianteira. Por enquanto, o carro é direcionado apenas para o mercado asiático.

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Magrelas bem guardadas

A cidade de Utrecht, na Holanda, tem agora o maior estacionamento de bicicletas do mundo – o título antes pertencia à estação de metrô de Kasai, em Tóquio. O local tem 17,1 mil m² e pode abrigar até 6 mil bicicletas, mas a previsão é que esse número dobre até o fim de 2018. As primeiras 24 horas de uso do estacionamento são gratuitas. Já quem quer guardar a bicicleta por mais tempo paga 1,25 euro por dia, cerca de R$ 4,65.

Negócio da China

O principal executivo do grupo FCA, Sergio Marchionne, segue de olho em uma possibilidade de fusão. Como as opções de compradores nos Estados Unidos e Europa estão no fim, o executivo agora busca interessados no mercado asiático. A FCA já até possui uma joint venture com a Guangzhou (GAC), para produzir na China. A ideia é oferecer uma oportunidade para ingressar com força no mercado norte-americano, onde a FCA possui uma rede de 2.600 lojas.

Barulhinho bom

A Nissan ampliou a gama de acessórios originais com o lançamento do sensor de estacionamento. O dispositivo pode ser instalado nas linhas dos modelos March, Versa, Sentra e Frontier, na dianteira ou na traseira. Os kits traseiros são acionados após o engate da marcha ré. Já os dianteiros têm acionamento manual, feito apenas no momento da manobra, por meio de um botão que pode ser instalado nos espaços dos botões reserva à esquerda do volante. O preço sugerido para a venda é de R$ 409,04 para o sensor traseiro com aviso sonoro e R$ 946,57 para o dianteiro, mais mão-de-obra.

Sustentabilidade em alta

A BMW está vendendo mais carros elétricos do que esportivos. De acordo com os números de vendas mundiais da marca alemã, houve maior procura pelos modelos da linha elétrica “i” do que pelos da gama esportiva M no primeiro semestre deste ano. Curiosamente, a linha de modelos movida por eletricidade compreende somente os i3 e i8, enquanto a de esportivos tem dez representantes: M2 Coupé, M3, M4 Coupé, M4 Cabrio, M5, M6 Coupé, M6 Cabrio, M6 Gran Coupé, X5M e X6M. Foram 41.875 unidades de elétricos emplacados no primeiro semestre de 2017, crescimento de 74,8% em relação ao mesmo período de 2016. Já entre os modelos esportivos a combustão, foram vendidos 38.098 carros no mesmo período.

Números bons

A Porsche, que comemorou dois anos de atuação no Brasil no mês passado, divulgou nesta semana um balanço destes primeiros 24 meses de jornada brasileira. A marca aumentou em 50% o número de concessionárias no país, teve um crescimento no volume de vendas de 38% em 2016 – comparado com 2015 – e aumento de 25% em 2017. É claro que a base de comparação é muito pequena. Nos primeiros sete meses desse ano, foram apenas 648 unidades entregues, ou 93 por mês, em média.

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