Site icon Tribuna de Minas

Dez dicas de checagem antes de cair na estrada

PUBLICIDADE

Janeiro, mês de férias. Certamente você já montou planos para viajar nas próximas semanas, reservou aquele hotel com piscina, seja na praia ou na fazenda, comprou traje de banho novinho e já está pensando em arrumar as malas e partir. Com uma longa lista de preocupações, se você pretende viajar de carro e pegar a estrada, deve ficar atento a um item básico: a revisão do seu veículo.

PUBLICIDADE

Nesta época do ano, é comum carro rodar carregado de peso por longos períodos. A vistoria ajuda a reduzir o risco de panes e paradas forçadas ao longo do trajeto, dando maior conforto à sua viagem. Mas se você não se planejou previamente para isso, não se preocupe. Com baixo custo é possível realizar uma revisão preventiva nos principais itens do veículo. Boa parte dos serviços deve ser realizada em oficinas, mas muita coisa você mesmo pode fazer por conta própria, em casa ou no postos de serviços.

Para te ajudar, a Tribuna listou sete itens para você ficar atento no seu carro antes de ligar o som e sair para curtir um bom período de descanso. A lista foi elaborada com ajuda de Luis Cláudio Santos de Alarcão, proprietário da LS Auto Center, no Bairro São Pedro.

PUBLICIDADE

Pneus

Janeiro é mês de chuvas. Por isso, é importante ficar atento aos pneus do veículo. No caso de existirem bolhas, substitua imediatamente a unidade. Elas indicam dano estrutural na carcaça, o que pode ocasionar sua explosão, principalmente na estrada. Desgaste irregular na banda também pode ser um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longo tempo. De acordo com a resolução do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. Para efeitos de comparação, um pneu tem 8mm em média. “Se já igualou ou já chegou bem próximo, é aconselhável a troca. Isso diminui a frenagem, podendo provocar aquaplanagem. E, sempre lembrando, se não for trocar todo o jogo, coloque o pneu mais novo sempre atrás”, lembra Luis Cláudio.

PUBLICIDADE

Vale ficar atento também ao estepe do veículo, muitas vezes não verificado no dia a dia. Segundo o mecânico, a falta de uso pode gerar rachaduras no pneu, surpreendendo o motorista no momento que mais necessitar.

Suspensão

(Foto: Leonardo Costa)

Em alta velocidade, qualquer barulho diferente pode ser um problema. Por isso, rangidos, batidas secas ou ruídos estranhos devem ser verificados o mais rápido possível. Luis Cláudio ressalta que as condições do pavimento podem levar a um desgaste da suspensão antes do prazo previsto. “Neste caso vale procurar um mecânico de confiança, uma loja credenciada, que possa auxiliar e participar de maneira ativa da manutenção que um cliente realmente precisa”

PUBLICIDADE

Freios

Uma das partes mais importantes do veículo, o sistema de freios deve ser verificado em toda revisão. Seu uso pode resultar em um desgaste natural, arriscando o surgimento de problemas de segurança para os passageiros. Luis Cláudio lembra que o item principal a ser observado é a pastilha dos freios. “Às vezes o cliente fala que já trocou e que não precisa olhar, mas quando a gente vai ver, a pastilha estava ruim. Isso está relacionado muitas vezes à qualidade do material, então é sempre bom ficar atento e gastar um pouco mais em materiais de melhor qualidade”, ressaltou, lembrando ainda que, em se tratando do sistema de freios, não existe meia-vida.

Alinhamento e balanceamento

Normalmente verificamos a necessidade de realizar este serviço apenas em altas velocidades. Se você percebe que seu carro puxa para os lados quando libera o volante por um curto período de tempo, você precisa verificar o alinhamento. Se percebe que o seu volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades, precisa averiguar o balanceamento das rodas.

Luis Cláudio ressalta que ajustar esses dois problemas é primordial para ter uma boa dirigibilidade no trânsito, podendo ser feito uma vez por ano. “Um carro não alinhado não oferece segurança. Eu costumo recomendar que o serviço seja feito anualmente, mas que o motorista dê uma olhada após seis meses para confirmar se o carro ainda está alinhado.”

Sistema elétrico

(Foto: Leonardo Costa)

Luis Cláudio lembra que verificar o sistema elétrico pode ser mais fácil que você imagina, basta ter a companhia de um amigo para observar do lado de fora o funcionamento de lanterna e faróis. O item, além de garantir segurança nas estradas, é obrigatório, conforme normas do CTB.

Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente. No entanto, o mecânico ressalta a necessidade de observar as especificidades técnicas da lâmpada a ser colocada. “Não use lâmpada falsa, sem marca. Elas queimam o farol, atrapalham o motorista. Isso pode dar problema na injeção eletrônica, fazendo com que o carro dê problemas na estrada. Por exemplo, se você coloca uma lâmpada mais forte, isso pode gerar uma sobrecarga. A lâmpada é específica para cada modelo de carro, mesmo que caiba, é algo a que se deve ficar muito atento.”

Outros itens

Vale a pena ficar atento a outros itens como triângulo, macaco e chave de roda. São artigos que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas ao serem submetidos ao esforço maior do uso rodoviário. Verificar o funcionamento do ar-condicionado e a qualidade dos assentos pode garantir maior conforto e menor estresse a sua viagem.

E por fim… revise sua playlist!

Por último, é importante fazer aquela revisão na sua playlist, seja ela em CD, DVD, pen-drive ou serviços de streaming como Deezer e Spotify. Afinal, nada melhor que viajar curtindo um bom som. Abaixo você confere a lista “Juiz de Sons”, com mais de de 60 músicos, musicistas e bandas de Juiz de Fora. Dê play e boa viagem!

Exit mobile version