Juiz de Fora foi a primeira cidade mineira a receber a visita do presidente da Toyota do Brasil (TDB), Rafael Chang. Prestes a completar um ano de atuação no país, o executivo, de palavras breves e sorriso largo, afirmou que um dos seus primeiros objetivos ao aportar no Brasil, em janeiro, foi visitar todas as concessionárias, mais de 200 no país. Segundo ele, uma “oportunidade para entender melhor o mercado brasileiro” e o trabalho que os representantes da Toyota fazem. A visita aconteceu no último sábado (11), na Imperial Toyota, concessionária da marca na cidade.
Chang foi recebido com carinho pela direção e pelos funcionários da concessionária. Poupou palavras, mas esbanjou simplicidade. Em uma fala breve antes de conhecer o desempenho da marca em Juiz de Fora e região, o executivo avaliou que o mercado e a economia no país estão em recuperação, “um bom momento”. Na sua opinião, os colaboradores da marca estão oferecendo um “ótimo serviço” aos clientes. O fato de a Toyota do Brasil estar, pela primeira vez, entre as cinco maiores montadoras do país em vendas é considerado um resultado “muito bom”. O presidente ponderou, no entanto, que mais importante do que a posição no ranking é oferecer o melhor serviço ao cliente, “um por um”.
Dentre os projetos para o próximo ano, Chang destacou a chegada do Toyota Yaris ao mercado nacional. “Vai atender muito as expectativas dos brasileiros.” O modelo chega com a missão de preencher a lacuna entre o Etios e o Corolla. A expectativa do mercado é que o preço médio fique entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. O sedã, bastante popular em países asiáticos, deve chegar ao mercado nacional depois do modelo hatch.
Dentre os R$ 1,6 bilhão de investimentos já anunciados pela montadora para as plantas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas em São Paulo, a maior parcela (R$ 1 bilhão) será destinada à preparação para a produção do Yaris, em Sorocaba, a partir do segundo semestre. Naquela planta já é produzido o Etios.
A expectativa do mercado é que o volume de produção chegue a 66 mil exemplares da linha por ano ou cerca de 5,5 mil unidades por mês. Como parte da produção é direcionada ao mercado externo, a estimativa de vendas no país gira em torno de 4 mil unidades ao mês. Apesar de o presidente da TDB dizer que não está preocupado com a posição no ranking, o volume, se concretizado, pode ajudar a Toyota na briga com Hyundai e Ford pelo quarto lugar em vendas no país.
A Toyota do Brasil
No relatório de sustentabilidade da companhia, que tem como base o período de abril de 2016 a março de 2017, Chang afirmou que, colocando em prática o objetivo de “buscar o sorriso dos clientes, oferecendo sempre melhores produtos e serviços”, a empresa aumentou em 2,6% as vendas no setor que amargou recuo de mais de 20%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com 59 anos de atuação no país, a TDB faturou R$ 13 bilhões no ano passado e comercializou 180 mil unidades. Com 8,8% de market share, a subsidiária da Toyota Motor Corporation mantém 236 concessionárias no país, mais de 160 fornecedores e 5,6 mil colaboradores.