NOVIDADE TECNOLÓGICA
O Toyota Etios chega à linha 2016 com um novo item de série para a versão Cross da carroceria hatch e XLS da gama – que inclui também o sedã. Agora, ambas configurações recebem sistema de áudio com tela LCD touchscreen de 7 polegadas que espelha smartphones. Além disso, há entrada USB, SD, HDMI e auxiliar, Bluetooth, rádio AM/FM e controles no volante. Para ativar o espelhamento do telefone – realizado pelas entradas USB e HDMI, é preciso baixar o aplicativo Sygic Car Navigation, disponível inicialmente apenas no sistema operacional Android. O preço inicial é de R$ 50.290 na versão XLS hatch, R$ 53.090 na XLS sedã e R$ 53.390 na Cross.
EM BAIXA
O Grupo PSA fechou o primeiro semestre de 2015 com crescimento de 0,4% nas vendas globais. A Peugeot foi a principal responsável pela evolução, com 57,3% dos emplacamentos totais e avanço de 3,86% no período. Na América Latina, no entanto, os resultados decepcionam. As vendas das marcas Peugeot, Citroën e DS na região representam menos de 5% total e caíram 28,57% em relação ao ano passado. Foram só 76.279 unidades.
PARA SEMPRE
Tradicionalmente focada na segurança de seus consumidores, a Volvo acaba de dar mais um passo na fidelização de seus clientes nos Estados Unidos. A marca sueca – que é controlada pela chinesa Geely -, oferece garantia perpétua para peças de reposição e mão de obra. A iniciativa é chamada de “Pay once and never pay again”, que significa “pague uma vez e não pague nunca mais”. Uma grande lista de componentes está inclusa na medida, mas ficam de fora os acessórios e peças sujeitas a desgaste natural, como bateria, pneus e freios.
RETORNO ESPERADO
A Fisker retomará a produção do elétrico Karma no ano que vem. A linha de montagem será na fábrica da marca em Moreno Valley, na Califórnia, e a ideia é ter 350 trabalhadores atuando no espaço para a produção. O modelo deve receber um novo software e continuará sendo um híbrido plug-in. Até o design, de acordo com o departamento de Marketing da Fisker, deve se aproximar do modelo extinto.
CARRO INDEPENDENTE
A Audi testou na Califórnia, nos Estados Unidos, seu RS7 autônomo _ batizado de Robby. O modelo conseguiu, sozinho, fazer uma volta em uma pista de 4.050 metros em 2min01s01. O modelo ganhou nova pintura rubro-negra e “emagreceu” 400 kg. Ele é equipado com o mesmo V8 4.0 biturbo de 560 cv que equipa o RS7 de produção, vendido Brasil. A Audi vem usando este tipo de conceito para desenvolver um sistema a ser implantado no A8, previsto para ser lançado em 2017.
RAIVA DIRECIONADA
A Volkswagen Motorsports, divisão de competição da marca alemã, mostrou o conceito de uma versão de pista de corrida do Golf. Baseada no Golf R, a R TCR – a sigla se refere à Touringcar Racer International Series – tem propulsor 2.0 turbo que entrega 330cv e 41,8kgfm. Ou seja, 30cv e 3kgfm a mais que a sua configuração de base. A transmissão é automatizada de sete velocidades e dupla embreagem e todo o interior foi retirado, restando apenas o essencial para o motorista e o funcionamento do veículo.
FREIOS EM RISCO
A Volkswagen do Brasil convoca donos de 2.901 unidades da Amarok 2015 para a possível substituição de elementos de fixação do suporte das pinças do freio dianteiro. Foi constatada falha na montagem, que pode gerar ruídos nos freios, danos na roda ou até o travamento inesperado da roda, com risco de acidente. O chamado envolve as unidades fabricadas entre 29 de setembro de 2014 e 8 de abril de 2015.
ESTRATÉGIA MANTIDA
Apesar dos rumores de que o crossover Urus seria equipado com um motor V8 biturbo 4.0 da Audi, o presidente da Lamborghini, Stephan Winkelmann, garante que isso não vai acontecer. Segundo ele, propulsores naturalmente aspirados continuam sendo os melhores para os superesportivos, principalmente em termos de aceleração e sonoridade.
GIGANTE REMODELADA
A Chevrolet revelou a reestilização da Silverado 1500 para seu modelo 2016. A picape norte-americana ficará mais robusta e ganhará faróis com luzes diurnas de leds, novos para-choques e capô e a inserção de alguns detalhes cromados pela carroceria. O sistema MyLink aparece modernizado, interagindo mais com smartphones – dá para ditar e ouvir SMS, usar mecanismos de buscas pela internet, procurar rotas de trânsito e acessar aplicativos como o WhatsApp e o Skype. Os motores são os já conhecidos 5.3 de 355cv, acoplado à transmissão automática de seis velocidades, e 6.2 de 420cv, com câmbio automático de oito marchas. Não foram revelados os preços.