RADAR
PRECOCE
A Toyota não aguentou esperar o Salão de Tóquio, entre 29 de outubro e 8 de novembro, e antecipou a foto do seu conceito S-FR. O modelo é retrô de duas portas, com 3,9 metros de comprimento, 1,69m de largura, 1,32m de altura e 2,48m de entre-eixos. A carroceria é na cor amarela e contrasta com o teto preto. No interior, o painel de instrumentos é totalmente digital e há sistema start/stop.
CONECTIVIDADE ADICIONAL
Mal chegou no mercado brasileiro e o Golf Variant já passou por melhorias. A perua recebeu o novo sistema de entretenimento App-Connect, que espelha o celular na tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque do modelo – tem 8 polegadas na configuração de topo. Na lista de itens de série do modelo está volante multifuncional, sistema star/stop e de frenagem automática, sete airbags, retrovisores elétricos, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O carro é equipado com motor 1.4 turbo de 140cv de potência e transmissão automatizada de sete velocidades. Com isso, a station wagon sai da loja por iniciais R$ 89.690 e pode custar até R$ 97.450, sem contar opcionais.
RECHEIO MELHORADO
A Chevrolet mexeu na linha 2016 do Prisma e do Onix. O sedã agora oferece a série especial Advantage, mais completa e equipada com motor 1.4 e transmissão automática de seis marchas. A edição traz faróis com máscara escurecida, molduras de proteção lateral e defletor de ar na tampa traseira, além de capas dos retrovisores e adesivo da coluna central em preto brilhante. As rodas são de liga leve com 15 polegadas e acabamento escurecido. Já o hatch recebeu volante multifuncional nas versões equipadas com central multimídia, antes só disponível nas configurações Effect, LT e LTZ equipadas com transmissão automática. Os preços, no entanto, ainda não foram divulgados pela marca.
PENSA GRANDE
Atual quarto maior exportador de carros do mundo, o México se prepara para ser o segundo da lista em 2020. De acordo com Guillermo Ruiz de Teresa – coordenador de Portos e da Marinha Mercante do México -, o país trabalha com projeção de cinco milhões de veículos produzidos por ano a partir de 2020, dos quais três milhões devem ser para exportação. Para isso, o Governo já trabalha para aprimorar rodovias, ferrovias e outras portas para que o país alcance tal meta.
ALTERAÇÕES ESTÉTICAS
A McLaren apresentou uma versão limitada para o 650 Spider. Batizada de 650S Can-Am, ela presta homenagem aos 50 anos das corridas de Can-Am, nos Estados Unidos e Canáda, e terá produção restrita a 50 unidades. Algumas das peculiaridades do modelo estão no teto rígido removível composto de fibra de carbono e spoiler frontal. Sob o capô está um V8 biturbo de 3.8 litros capaz de render 650cv e 69,1kgfm de torque que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades. Números suficientes para o esportivo cumprir o zero a 100km/h em três segundos e alcançar a velocidade máxima de 330km/h.
BANHEIRÃO DE CLASSE
A Lincoln – divisão de luxo da Ford – se antecipou em relação ao Salão de Detroit, que acontece em janeiro de 2016, nos Estados Unidos, e decidiu revelar a versão de produção do conceito Continental. O sedã grande é marcado por traços bem modernos, com uma enorme grade frontal cromada, faróis de leds e rodas de liga leve aro 21. Dentro da cabine, aparecem alguns itens de sofisticação como os bancos revestidos em couro Alcantara, carpetes em veludo, luzes de leitura de leds, sistema de som de última geração e inúmeros detalhes cromados. O motor é um seis cilindros de 3.0 litros movido somente a gasolina, com opções de tração dianteira ou integral. Potência e torque não foram divulgados.
MERCADO DE USADOS
A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto, divulgou as vendas de usados no mês passado. De acordo com a instituição, o aumento foi irrisório em comparação com o mês anterior. Em setembro, foram 1.169.901 unidades comercializadas, contra 1.169.368 de agosto. Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2015, o crescimento é de 2,8%.
VITRINE
Alguns segmentos do setor automotivo possuem rivalidades históricas. Entre esses exemplos é possível citar a disputa que os hatches médios Ford Focus e Volkswagen Golf travam de maneira acirrada pela liderança nos principais mercados ao redor do mundo. Neste nicho, as marcas concorrentes sabem da dificuldade de bater de frente com os modelos líderes. Com isso, uma terceira posição pode carregar um enorme peso positivo, ao ponto de ser considerada quase uma vitória. E para buscar o pódio no segmento nesta categoria no Mercosul, a Peugeot aposta no face-lift do 308. A chegada dessa versão renovada ao Brasil deve ocorrer ainda esse ano.
O novo modelo é fabricado em Palomar, na Argentina, e foi apresentado durante o último Salão de Buenos Aires, em junho deste ano, com previsão de chegar por aqui antes do fim de 2015. Como toda boa reestilização de meia-vida, as mudanças foram bem sutis. A parte frontal do veículo foi a mais modificada, e agora o símbolo da marca deixa de estar no capô e fica localizado na grade dianteira, de formato hexagonal com as bordas cromadas. O capô e os faróis são novos – o último é bem parecido com o crossover 2008 já vendido por aqui e conta com leds diurnos. Na lateral, aparecem as rodas de liga leve que variam entre 16 e 17 polegadas com novo design e os vincos com linhas fluídas. Na traseira, as lanternas ganharam iluminação em leds que remetem à imagem de garras felinas. E, nas laterais das placas, aparecem as duas saídas de escapamento.
No interior do renovado 308, o acabamento se mantém praticamente o mesmo. Os apoios de braço das portas são revestidos em couro, assim como os bancos e volante. Maçanetas e alguns botões possuem detalhes cromados. O painel é constituído por plásticos e tem como principal novidade o console central, onde a tela multimídia de sete polegadas passa a ser touch-screen, ganhou moldura em preto brilhante e foi deslocada da parte superior do painel para a parte inferior, próximo dos comandos de ventilação. O quadro de instrumentos se manteve o mesmo, porém os grafismos foram remodelados e os marcadores analógicos receberam contrastes em preto. A maior atração do interior fica por conta do teto solar panorâmico.
Entre a lista de equipamentos, o Peugeot 308 deve permanecer sem grandes alterações. O hatch médio francês terá ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ventilação para os ocupantes traseiros, airbags frontais _ de cortina e laterais dianteiros aparecem em versões superiores. Reforçam a lista os controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático com limitador de velocidade. As principais novidades ficam por conta do sistema de espelhamento de smartphone -Mirror Link -, acoplado à nova tela multimídia “touch”, botão Eco e indicador de troca de marchas no painel para otimizar o consumo, e o botão Sport para uma condução mais esportiva.
No Brasil, a gama de motores deve permanecer intacta, com as três atuais opções: 1.6 litro de 122cv e 16,4gfm de torque, um 2.0 litros de 151cv e 22kgfm de torque. A mais potente fica com o propulsor 1.6 litro THP turbinado, capaz de render 165cv e 24,5kgfm de torque. Os dois primeiros propulsores podem ser equipados com transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis marchas, enquanto o propulsor turbinado poderá trabalhar em conjunto com caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. A marca ainda confirmou que trabalhou em ajustes na suspensão do novo 308, com o intuito de absorver melhor os impactos gerados pelas imperfeições das vias.
A fabricante francesa também trará para o Brasil o Peugeot 308 europeu. Lá o modelo encontra-se uma geração à frente dos veículos fabricados na Argentina e vendido por aqui. Ou seja, a geração antiga do modelo irá conviver com a atual europeia. O 308 da Europa é construído sobre a nova plataforma modular EMP2 e segue uma proposta mais esportiva. A expectativa é que o Peugeot 308 europeu desembarque em solo verde e amarelo junto ou um pouco depois do argentino, e por aqui ocupará o posto de topo de linha, deixando as configurações de entrada para o veículo produzido no país vizinho. O Peugeot 308 europeu deve carregar sob o capô o mesmo propulsor THP de 1.6 litro, mas com potência recalibrada para um pouco mais de 200cv.