Toda marca premium que se preze tem uma assinatura especial e que instigue uma esportividade aguçada. No caso da BMW, essa função fica com a linha M, que no Brasil acaba de ganhar um novo modelo de entrada: o M140i 2019, importado da Alemanha. O preço sugerido é de R$ 269.950 e a grande estrela do carro é o seu propulsor, um seis cilindros twinturbo capaz de entregar 340 cv de potência, e a suspensão M adaptativa.
O motor tem 24 válvulas e 2.998 cm³, tem turbos gêmeos — que trabalham em série — e movido a gasolina. O conjunto agrega ainda a tradicional tração traseira e transmissão automática de oito velocidades, com trocas manuais a partir da alavanca ou de aletas posicionadas atrás do volante. Os 340 cv aparecem em 5.500 rpm e o torque máximo, de 51 kgfm, dá as caras entre 1.520 e 4.500 giros. Com isso, sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e parte de zero e chega aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O modelo ainda conta com launch control, um recurso de modelos de corrida que evita a perda de aderência dos pneus nas arrancadas mais fortes. A suspensão com sistema M adaptativo traz amortecedores controlados eletronicamente e o chassi é 10 milímetros mais baixo que o convencional. Isso para entregar mais firmeza — principalmente quando se alterna o modo de condução do Sport para o Sport+.
Visualmente, o BMW M140i ganha itens do pacote M aerodinâmico. Entre eles, molduras metálicas de acabamento acetinado nas extremidades do para-choques dianteiro e nas capas dos espelhos retrovisores externos, inserto de cor preta na parte inferior do para-choque traseiro, duas saídas de escapamento independentes na traseira e pinças dos freios M Sport pintadas em azul. As rodas de liga-leve têm 18 polegadas e estão calçadas com pneus com tecnologia run-flat. Em relação às medidas, são 4,32 metros de comprimento, 2,69 m de distância entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,41 m de altura. Na dianteira, grade frontal com contorno escurecido aparece como acessório opcional. Já o porta-malas é capaz de acomodar 360 litros de bagagens.
Internamente, o hatch tem acabamentos em alumínio com detalhes em preto brilhante no painel, console central e guarnições das portas. Há couro nos bancos e no volante M Sport, além do apoio de braço retrátil dianteiro. Tapetes de veludo e revestimento de teto especial também fazem parte do pacote visual. Chave presencial, bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone, sistema de som Harman Kardon com amplificador digital e 12 alto-falantes, câmara de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva com acendimento automático para faróis baixos e teto solar elétrico em cristal também estão entre os itens do carro.
O equipamento de multimídia traz sistema de navegação e um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais desenhados em sua superfície. A tela, apesar de não ser touchscreen, é de alta resolução e mede 8,8 polegadas. Por meio de um chip, é possível acessar a internet e, assim, receber informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes e até de concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes. Freios a disco ventilado com ABS, seis airbags — duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros —, controles de estabilidade e tração, luz de neblina traseira e luzes dinâmicas que alternam a frequência da luminosidade em situações de emergência para alertar outros motoristas completam a lista voltada para a segurança.