O segmento dos SUVs segue em alta no mercado automotivo mundial. A maioria das fabricantes tem apostado nessa categoria que, cada vez mais, tem feito volume em seus mixes de vendas. Essa tendência é retratada no Salão de Los Angeles desse ano. O motorshow conta com mais de mil veículos em exposição, com forte apelo para os utilitários e também para modelos superesportivos. O evento acontece no Centro de Convenções de Los Angeles, na Califórnia, e vai até o dia 10 de dezembro.
Entre as principais marcas presentes no Salão de Los Angeles estão Mitsubishi, Volvo, Toyota, Lincoln, Subaru, Jeep, Lexus, BMW e Mercedes-Benz. As japonesas Toyota e Mitsubishi apresentam os FT-AC Concept e o Eclipse Cross, respectivamente. O primeiro é um conceito de SUV compacto com aparência aventureira e o segundo, um SUV médio que tem grande chance de chegar ao Brasil no ano que vem. A Jeep mostra a nova geração do Wrangler, de visual clássico e com novos motores. Tem ainda o novo SUV compacto da Volvo, o XC40, que chega ao Brasil em abril de 2018 com preços a partir de R$ 169.950.
No caso dos esportivos, a BMW mostra o i8 Roadster, híbrido com tem teto retrátil. Já a Mercedes aparece no Salão com o CLS, que também é híbrido e tem visual inspirado no AMG GT. Confira os destaques do Salão de Los Angeles 2017.
BMW i8 Roadster
A BMW estreou a versão sem teto do cupê i8 no Salão de Los Angeles. O modelo está previsto para ser vendido em meados de 2018. São 374 cv de potência combinada – o trem de força é composto por um tricilíndrico de 1.5 litro turbo, de 231 cv, associado a um propulsor elétrico, que gera 143 cv. A lona descapotável demora até 15 segundos para abrir e fechar, e a operação pode ser feita a uma velocidade de até 50 km/h. O i8 Roadster leva 4,4 segundos para fazer o zero a 100 km/h e tem velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.
Hyundai Kona
A Hyundai aproveitou o Salão de Los Angeles para lançar o Kona nos Estados Unidos. Feito sobre uma plataforma completamente inédita – compartilhada com o novo Kia Stonic -, o modelo tem o papel de estrear a nova linguagem visual da fabricante sul coreana, que deixou de lado o conceito de “linhas fluídas”. Por lá, o modelo está disponível com dois motores: um quatro cilindros de 2.0 litros com aspiração natural de 147 cv de potência a 6.200 rpm e 18,2 kgfm de torque a 4.500 rpm, e um motor turbo 1.6 litro, também de quatro cilindros de 175 cv a 5.500 rpm e 27 kgfm disponível entre 1.500 e 4.500 rpm. O Kona vai disputar o mercado com o Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e outros.
Infiniti QX50
O Infiniti QX50 traz um inédito motor com taxa de compressão variável. Chamado de VC-T, o propulsor é 2.0 turbo e tem injeção direta, com variação de sua taxa de compressão de 8:1 até 14:1. Com isso, ele rende 272 cv a 5.600 rpm e tem um torque de 38,8 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é CVT. Em relação ao desempenho, o QX50 faz o zero a 100 km/h em aproximadamente 6,3 segundos e chega à máxima de 230 km/h. Com a taxa de compressão variável, a Infiniti declara que o modelo é 35% mais econômico que um V6 de potência e torque equivalentes.
Jeep Wrangler
A nova geração do Jeep Wrangler foi lançada no Salão de Los Angeles. O modelo traz novos faróis com luzes de rodagem diurna em led e faróis auxiliares no para-choque dianteiro. São duas versões: a Unlimited, que tem quatro portas, e a Sport, com apenas duas. O novo Wrangler traz ainda um para-brisa basculante, que permite a inclinação do vidro dianteiro sobre o capô, e também a possibilidade de retirada das portas e da cobertura do teto. Sob o capô, o novo Wrangler terá inicialmente os motores 3.6 V6 de 285 cv e 35,9 kgfm ou um quatro cilindros 2.0 turbo de 268 cv e 40,7 kgfm, ambos a gasolina. Em 2019, terá uma versão diesel com um motor V6 3.0 de 260 cv e 61 kgfm.
Kia Sorento
A Kia mostrou a linha 2018 do Sorento em Los Angeles. Nessa reestilização, ele traz pequenas mudanças no console central, saídas de ar, alavanca do câmbio e painel de instrumentos. Por fora, as alterações também são discretas: novos faróis, novo para-choque e luzes de neblina redesenhadas. A traseira agora tem nova ponteira de escapamento e a tampa do porta-malas tem novo contorno. Há ainda novas rodas, de tamanho entre 17 e 19 polegadas, e os faróis em led para as versões mais caras.
Lexus RX 350 L
O novo RX 350L é uma opção da Lexus para famílias numerosas. Trata-se de um SUV com três fileiras de assentos e motor V6 de 3.5 litros com 294 cv, associado a uma transmissão automática de oito velocidades – a tração pode ser dianteira ou integral. Para o conforto, há sistema de climatização de três zonas e uma tela multimídia de oito polegadas. O modelo dispõe também de uma versão híbrida, a 450h L, com motor V6 de 3.5 litros que atua juntamente com outros dois propulsores elétricos – o conjunto gera até 313 cv de potência combinada.
Lincoln Nautilus
A marca de luxo da Ford exibe o novo Nautilus, que vem com atualização técnica e estética para deixá-lo no mesmo patamar dos outros modelos da linha Lincoln. Na frente, tem uma grade cromada de uma só peça e de forma retangular, com os novos faróis horizontalizados. Já atrás, as lanternas traseiras, que são unidas por uma linha que atravessa a tampa do porta-malas, dão sofisticação ao modelo. São duas opções de motor: um quatro cilindros de 2.0 litros com 245 cv e um V6 de 2.7 litros que entrega 335 cv, ambos sobrealimentados.
Mercedes-Benz CLS
A atração da Mercedes é a nova geração do CLS. O cupê de quatro portas ganhou mudanças no design e no conjunto mecânico, com a oferta de novos motores 3.0 litros de seis cilindros. São três versões: a CLS 350 d 4Matic, com motor de 286 cv; a CLS 400 d 4Matic, de 340 cv; e o CLS 450 d 4Matic, com propulsão híbrida de 367 cv. Entre a lista de equipamentos, estão o assistente de velocidade e de permanência de faixa, o display de 12,3 polegadas, luzes em led de alto desempenho e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Mitsubishi Eclipse Cross
SUV médio da marca japonesa, o Mitsubishi Eclipse Cross terá estreia no Brasil em 2018 e será posicionado entre o médio ASX e o médio-grande Outlander para concorrer com Jeep Compass, Hyundai ix35, Kia Sportage e até mesmo o Chevrolet Equinox, com preço na casa dos R$ 125 mil. Lá fora, ele traz um moderno 1.5 turbo de injeção direta e 163 cv acoplado a um câmbio automático do tipo CVT, e as versões a diesel usarão um 2.2 turbo associado a uma transmissão automática de oito marchas. O modelo conta com recursos eletrônicos como head-up display colorido, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo. Há versões com teto solar panorâmico e mimos como aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros.
Subaru Ascent
A Subaru apresentou seu SUV de oito lugares, planejado para o mercado americano. Produzido na fábrica da montadora japonesa em Lafayette, nos Estados Unidos, o Ascent entra no lugar do Tribeca, que já foi comercializado no Brasil, e se posiciona acima do Forester, que atualmente é vendido por preços que partem de R$ 118.900. Sob o capô, ele vem com motor 2.4 com 263 cv de potência e 38,3 kgfm de torque associado a um câmbio automático CVT que simula oito marchas. A tração é integral.
Toyota FT-AC Concept
A Toyota aproveitou o Salão de Los Angeles para mostrar um novo conceito de SUV compacto. O FT-AC tem um visual mais esportivo, só que com elementos que expressam sua vocação aventureira. A plataforma é a mesma do híbrido Prius, mas o motor é movido a gasolina, só que com tração integral. Pneus avantajados, coberturas plásticas nos para-lamas, rack de teto, proteção metalizada na parte inferior e uma distância visivelmente alta em relação ao solo chamam atenção.
Volvo XC40
A marca sueca quer aumentar suas vendas globais, e sua aposta para isso é o XC40, seu mais novo SUV compacto. Sobre uma nova plataforma, o carro, que já teve sua produção iniciada, começará a ser vendido no início de 2018, inclusive no Brasil, onde sua chegada já está confirmada. O XC40 é o modelo mais em conta da fabricante sueca.