Menos do mesmo
A Chevrolet já oferece a linha 2019 da Montana. A picape pequena agora não tem mais capota marítima na versão básica LS, que parte de R$ 49.890. E essa é a única mudança, de fato, pois o resto continua igual. A variante mais cara, a Sport, sai a R$ 60.490. O motor é sempre 1.4 flex de 99 cv a 6mil rpm e 13 kgfm a 3.200 giros, com etanol. A transmissão é manual de cinco marchas.
Suspensão temporária
Para priorizar o novo Tiggo 2, a Chery suspendeu a fabricação nacional do médio Celer em Jacareí, no estado de São Paulo. A Caoa Chery garante que os estoques durarão ainda alguns meses _ o que é mesmo provável, visto que, juntas, as carrocerias hatch e sedã emplacaram apenas 70 unidades ao longo de todo o primeiro trimestre de 2018. A ideia é revisar o projeto dos modelos médios e, no ano que vem, relançá-los.
Chinês elétrico
A Jac e a Volkswagen mostraram, no Salão de Pequim, o primeiro carro produzido pela parceria entre as duas fabricantes. O modelo é assinado pela nova marca SOL e chama-se EX20. Na verdade, é uma versão elétrica do Jac T40, mas com visual que herda alguns traços dos modelos da Seat, do Grupo Volkswagen. O EX20 tem motor dianteiro de 116 cv de potência e autonomia para rodar 300 quilômetros.
Luxo sustentável
A BMW apresentou no Salão do Automóvel de Pequim o Concept iX3, primeiro veículo da marca movido exclusivamente a energia elétrica. O conceito é baseado no crossover médio X3 e está associado à uma plataforma flexível que permitirá, futuramente, que todos os modelos da fabricante bávara possam receber motores a combustão, com sistema híbrido plug-in ou bateria para sistema unicamente elétrico. O motor desenvolvido para o iX3 gera potência superior a 270 cv e garante autonomia de mais de 400 quilômetros. O modelo será produzido pela joint-venture BMW Brilliance Automotive, em Shenyang, na China.
No embalo
A Scania aproveitou a recuperação do mercado nacional para lançar o Super Rodotrem R 620 6×4 V8 de 11 eixos para 91 toneladas. O modelo chega para atender às necessidades da cadeia produtiva de cana e grãos e já teve 42 unidades vendidas para a Usina São Martinho, no estado de São Paulo, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país. O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 305,9 kgfm.
Identificação para novatos
O governo brasileiro poderá, em breve, utilizar uma placa de identificação para automóveis guiados por motoristas com habilitação provisória. Trata-se de um projeto de lei da deputada Christina de Souza Yared, do Paraná, que já foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e seguirá para as comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado em ambas, passará a valer automaticamente. Essa prática já é adotada em diversos países da Europa e em outros espalhados pelo mundo.
Paz no trânsito
A Volkswagen adotou uma estratégia inusitada para conscientizar motoristas suecos sobre segurança no trânsito. A marca está lançando uma linha de capas de celular produzida com metal de veículos que sofreram graves acidentes. São 153 unidades com matéria-prima saída de veículos que se envolveram em colisões no mês de fevereiro. A ideia é reforçar a instrução de não utilizar o telefone móvel ao dirigir.
Na mira
A Toyota já planeja um contra-ataque à Volkswagen na disputa entre as picapes médias na América Latina. A marca nipônica lançará em breve uma configuração mais forte da Hilux, disposta a fazer frente à Amarok com motor 3.0 V6, de 225 cv. Hoje, a Hilux tem apenas 177 cv máximos e é bem provável que a novidade venha de um novo propulsor V8 4.5 diesel de dois turbos, que é usado no Lexus LX450d, com 272 cv.
Estágio no salão
A Volkswagen abriu 90 vagas de estágio para universitários para fazerem o atendimento ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 8 e 18 de novembro deste ano. Podem se inscrever alunos dos cursos de diversas modalidades de Engenharia; de Relações Públicas; Comunicação; Marketing; Design e Administração. Informações no site, com inscrições até o dia 8 de maio.