MAIS DESPOJADO
A Volkswagen levou para o Bubble Gun Treffen, em Águas de Lindóia, São Paulo, uma versão inédita do Up TSi com apenas duas portas. No evento anual que reúne admiradores da marca, o compacto alemão ganhou carroceria pintada em prata fosco e teto, retrovisores, maçanetas e difusor traseiro em tom de chumbo. As rodas de liga leve são de 18 polegadas e, apesar do visual mais raivoso, o motor é o mesmo 1.0 litro turbo de 105cv das versões de produção.
PERDAS E GANHOS
A fabricante brasileira de carrocerias de ônibus Marcopolo divulgou queda de 86% no lucro em relação ao ano passado. Grande parte do resultado negativo deve-se ao impacto da crise do mercado automotivo brasileiro e à variação cambial no país. Além disso, a empresa confirmou que mantém um acordo para incorporar os 55% que faltam da rival Neobus.
FEROCIDADE EXTRA
A BMW estreou no Salão de Tóquio o M4 GTS. Com visual bastante agressivo, o modelo recebeu melhorias em sua aerodinâmica, com novo capô, difusor traseiro em fibra de carbono, escapamento de titânio e tampa do porta-malas de plástico com carbono reforçado. Com rodas de liga leve aro 18 com detalhes laranja, o cupê tem bancos revestidos em couro Alcantara, volante em fibra de carbono e faróis de led. O motor é um 3.0 litros biturbinado de 500cv e 62kgfm que trabalha em conjunto com transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. O zero a 100km/h é cumprido em 3,8 segundos e a velocidade máxima é de 305km/h.
VOLTA ATRÁS
A Porsche ainda não confirma, mas já é quase certo que a próxima geração do 911 volte a ter opção de transmissão manual em sua versão mais nervosa, a GT3. Atualmente, a configuração é oferecida apenas com câmbio automatizado de dupla embreagem. Uma decisão que gerou uma série de críticas à marca alemã, que faz parte do Grupo Volkswagen.
PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
A Volvo testa na Austrália um sistema para evitar os atropelamentos de cangurus, animais típicos e símbolo do país. A gigante sueca aprimora o sistema de detecção de pedestres já usado em alguns de seus modelos para também sinalizar animais e frear automaticamente na iminência de alguma colisão. Os testes estão sendo realizados na reserva natural de Tidbinbilla, em Canberra, onde acidentes envolvendo cangurus são frequentes.
FUTURO EM VISTA
A Mitsubishi revelou o conceito EX durante o Salão de Tóquio, no Japão, nesta semana. O modelo mostra linhas da próxima geração do utilitário médio ASX, previsto para o ano que vem. Com lanternas e faróis bem agudos, silhueta mais redonda e vincos imponentes, o protótipo tem o interior da cabine com mostradores digitais operados em alta definição. A motorização é híbrida, com autonomia de até 400km. Mas há chance do ASX ganhar uma versão elétrica em alguns mercados.
AVENTURA COM AS MÃOS
A Land Rover continua a investir na condução autônoma. A marca britânica pretende lançar, dentro de poucos anos, um dispositivo que permitirá percorrer pequenos trechos de “off-road” em modo autônomo, com o motorista do lado de fora guiando o carro diante dos obstáculos, a partir de smartphones ou tablets.
VISUAL ANTECIPADO
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou no Salão de Tóquio o protótipo LF-LC. O conceito antecipa alguns traços que a gama de sedãs LS deve ganhar no futuro. O visual é marcado pela enorme grade dianteira brilhante, mas a maior novidade está na propulsão híbrida com célula de hidrogênio, dois motores elétricos e tração integral. Além disso, o sistema multimídia reconhece gestos do usuário para climatização e áudio.
MONSTRO À VISTA
Um dos esportivos mais icônicos do mundo tem data definida para desembarcar no Brasil. Segundo a Nissan, o GT-R passa a ser importado em 2016, mas valores e data ainda estão indefinidos. O superesportivo, apelidado de Godzilla, vem em duas versões, ambas com motor V6 de 3.8 litros. A primeira, a Standard, gera 545cv de potência. Já a segunda, Nismo, entrega 600cv. Com a tributação sobre importados e na atual taxa câmbio, o preço do esportivo, que custa pouco mais de US$ 100 mil nos Estados unidos, pode ultrapassar R$ 1 milhão por aqui.