Por fora, apenas um discreto aplique perto dos retrovisores revela o nome da versão. Os mais atentos talvez percebam os novos trajes do Renault Captur Bose que traz, além do sistema de som que lhe dá nome, uma nova combinação de cores. É o caso do cinza com teto prata – exclusivo do modelo – no carro avaliado.
Há duas opções: motor 1.6 e câmbio CVT, por R$ 97.990, e 2.0 com caixa automática de quatro marchas, a R$ 98.990. Em ambos os casos, o preço é R$ 2 mil mais alto que o da versão Intense, de topo. O Captur 1.6 CVT sai a R$ 95.990 e o 2.0 automático, a R$ 96.990. A diferença de R$ 1 mil pode fazer o comprador pender para o motor “maior”, mas esse 2.0 é antigo, gera 148 cv e gasta muito. Colabora com isso o câmbio de quatro marchas.
Avaliamos a versão 1.6, mais moderna, mas que também tem seus problemas, caso do reservatório de partida a frio, banido na maioria dos carros atuais. Seus 120 cv são aceitáveis, mas o consumo deixa a desejar. Segundo dados do Inmetro, com um litro de etanol o SUV roda 8,1 km na estrada.
A associação com o câmbio CVT resulta em respostas lentas. O SUV, que pesa 1.286 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, com etanol. A suspensão deixa o carro alto (21,2 cm do solo) e privilegia o conforto. O rodar é suave e o Captur absorve bem as imperfeições do piso, mas em curvas a carroceria se inclina bastante. A direção eletro-hidráulica é lenta nas respostas.
O Captur atrai pelo visual e pelo porte. As linhas agradam e as luzes de LEDs de uso diurno se destacam na dianteira. O som da Bose tem dois tweeters na frente, um alto-falante em cada porta e um subwoofer no porta-malas, que não rouba espaço de bagagem. O compartimento, com 437 litros, é um dos maiores da categoria.
Há amplificador digital de sete canais e equalizador comandado por meio da tela de 7 polegadas da central multimídia. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Esperávamos melhor qualidade tanto do som quanto da recepção do rádio.
O revestimento dos bancos imita couro, há quatro air bags e câmera traseira. Ao sair do carro com a chave (um cartão), os retrovisores se rebatem e as portas travam sozinhos. O ar-condicionado parou de funcionar durante a avaliação.
Prós e Contras
Prós: estilo
Renault atrai pelas linhas e o porte. As luzes de LEDs de uso diurno se destacam na frente.
Contras: Desempenho
O conjunto formado pelo motor 1.6 e o câmbio CVT resulta em respostas mornas.
Ficha Técnica
Preço sugerido
R$ 97.990
Motor
1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)*
120 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*
16,2 a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, CVT
Porta-malas
437 litros
*Dados com etanol
Fonte: Renault