PLÁSTICA SUTIL
AVANÇO FORÇADO
TETRACAMPEÃO
OFERTA ESCASSA
A Toyota vai parar a produção de todas as suas fábricas no Japão na semana do Carnaval. Não se trata, porém, de alguma folia. A medida ocorre em função da explosão de uma fábrica de aço que fornece matéria-prima para as plantas da marca. O incidente gerou a escassez de peças e a paralisação deve servirá para dar tempo de conseguiu um fornecimento alternativo e regularizar o fluxo de componentes.
FESTA SOLITÁRIA
Uma das menores e mais glamourosas marcas do Grupo Volkswagen, a Lamborghini bateu recorde de vendas em 2015. A fabricante fechou o ano com 3.245 emplacamentos – melhor resultado em seus 53 anos de existência. Em 2014, foram 2.530 carros vendidos. Ou seja, um aumento de 28,3%. O principal responsável pelo resultado foi o modelo Huracán, lançado em meados do ano passado para substituir o Gallardo – antecessor que ficou dez anos no mercado se tornou o superesportivo mais vendido da história.
VAI QUE DÁ CERTO
A Nissan estuda a possibilidade de apostar no segmento dos hatches médios com uma versão de dois volumes do sedã Sentra. O modelo foi reestilizado no final do ano passado e, com a novidade, estaria apto a brigar por espaço contra rivais como o Chevrolet Cruze e o Ford Focus, que têm carrocerias sedãs e disputam mercado com o Sentra. Há ainda a proposta de adotar um novo motor no modelo, com turbo, para atender aos exigentes níveis de emissões dos Estados Unidos e Europa.
AINDA FRACO
Apesar da expectativa de certa estabilidade ou, pelo menos, perdas menores, o setor de caminhões já começou o ano de maneira frustrante. No primeiro mês de 2016, as vendas caíram 43,36% em relação ao mesmo período de 2015. Foram 4.348 unidades emplacadas, contra as 7.677 registradas em janeiro do ano passado. A fabricante que encerrou janeiro na liderança foi a Mercedes-Benz, com 1.219 exemplares vendidos, nove a mais que a Volkswagen.
MAIS FORTE
O esportivo F-Type SV R, mostrado pela Jaguar esta semana, está previsto para desembarcar no Brasil ainda este ano. A versão mais apimentada do cupê, preparada pela divisão de esportivos da marca Special Vehicles, será apresentado no Salão de Genebra, que acontece em março, e terá suas vendas iniciadas no meio do ano, na Europa. O modelo traz sob o capô o motor mais forte da linha, o poderoso V8 5.0, só que com 575cv – 25cv a mais que a versão R normal. Com ele, o bólido faz de zero a 100km/h em apenas 3,7 segundos.