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Mercedes-Benz GLE 500e híbrido é testado no México

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Por Alejandro Konstantonis, Autocosmos.com/México/Auto Press

A chegada de versões híbridas se tornou iminente e cresce a passos agigantados. A “bola da vez” é a Mercedes-Benz, que aderiu à “onda dos carros verdes” e trouxe o GLE 500e híbrido. O modelo, que representa a nova geração do ML, nessa versão híbrida, vem com conjunto mecânico composto por um V6 biturbo, de 333 cv, e um elétrico de 116 cv. E esbanja luxo por todos os lados.

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A principal virtude do GLE 500e híbrido está escondida sob o capô. Trata-se do trem de força que combina um motor a combustão aliado a outro elétrico. O primeiro é um seis cilindros em V, de 3.0 litros, assistido por um par de turbocompressores, que entrega 333 cv. Somado a ele, está um propulsor elétrico de 116 cv. Juntos, entregam uma potência combinada de 442 cv e uma força de torque de 66,36 kgfm. A transmissão é automática de sete marchas e a tração é enviada às quatro rodas através do sistema 4MATIC, da Mercedes.

O GLE 500e tem autonomia de até 30 km no modo puramente elétrico. A recuperação de carga utiliza energia cinética originada pelas freadas – ou seja, transforma energia cinética em elétrica. Essa energia gerada é armazenada no pacote de baterias de íons de lítio, de 8,8 kWh. Quando corridos mais de 30 quilômetros sem parar, o motor a combustão assiste o elétrico, inclusive com a força de frenagem e desacelerações, o que garante um consumo de até 30,3 km/l.

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As dimensões gerais do GLE 500 são 4,8 m de comprimento, 1,93 m de largura, e 1,79 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,91 m. Seu peso total é de 2.465 kg e apresenta capacidade de carga conjunta, que inclui passageiros e carga, de até 700 kg. O esquema de suspensão corre a cargo de paralelogramos deformáveis em cada uma das rodas. Os freios são a disco nas quatro rodas e contam com sistema ABS, que, por sua vez, “governa” os controles de estabilidade e tração.

Na Europa, o GLE 500e híbrido tem preço inicial de 51.290 euros (aproximadamente R$ 188.500). O modelo não está disponível no Brasil. (Colaboração de Victor Alves/Auto Press).

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Elevado padrão

O GLE 500e híbrido apresenta muita qualidade. O comportamento é exemplar, assim como o isolamento acústico, que beira a perfeição. A resposta do acelerador é imediata, como se fosse um esportivo de uma tonelada de peso a menos. A transmissão se mostra bem escalonada e o sistema 4MATIC “crava” as rodas no asfalto e não permite nenhum susto com derrapagem.

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A direção no modo elétrico é elogiável. São 30 km de autonomia que, embora pareça pouco, dá conta suficiente de “passeios” pela cidade e permite encarar o pesado trânsito sem utilizar uma gota de combustível líquido e nem emitir nada de CO2 à atmosfera. O planeta agradece.

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