TROCA DE NOME
Depois da infeliz coincidência da similaridade do nome do compacto Zica com o Zika vírus, a Tata Motors decidiu mesmo rebatizar o modelo. Agora, ele passa a se chamar Tiago. A origem do nome, na verdade, era uma combinação das palavras “zippy” e “car”, que significam, em inglês, “enérgico” e “carro”. A expectativa da marca é que, com esse hatch, ela consiga ampliar sua participação no mercado asiático.
ESPORTIVIDADE EXTRA
O F-Type SVR foi mostrado oficialmente pela Jaguar no Salão de Genebra em carrocerias cupê e conversível. As versões, previstas para desembarcar no Brasil este ano, são ainda mais apimentadas, preparadas pela divisão de esportivos da marca Special Vehicles. Sob o capô está o motor mais forte da linha, o poderoso V8 5.0, só que com de 575cv – 25cv a mais que a versão R normal.
NO AZUL
Após um 2014 com prejuízo de 550 milhões de euros, o grupo PSA divulgou lucro líquido de 1,2 bilhão de euros em 2015, o equivalente a R$ 5,1 bilhões. Para o “chefão” Carlos Tavares, o saldo positivo foi resultado de uma política de aumento de preços líquidos, variações cambiais favoráveis, crescimento nas vendas e também do plano de reestruturação traçado para as marcas Peugeot, Citroën e DS.
COMEÇO PROVEITOSO
A Fiat Toro nem completou um mês inteiro de vendas e já aparece bem no ranking de emplacamentos de fevereiro. Com menos de duas semanas de comercialização, o modelo, que disputa mercado tanto com picapes compactas quanto com médias, bateu a Renault Duster Oroch e encostou na Chevrolet S10 e na Ford Ranger. Foram 1.117 unidades, contra 821 do comercial leve da marca francesa, 1.179 da S10 e 1.218 da Ranger. Entre os carros de passeio, o Chevrolet Onix segue no topo, seguido do Hyundai HB20 em segundo e do Ford Ka em terceiro.
DURA REALIDADE
A Volkswagen comemora nesta semana a produção da unidade de número 150 mil do compacto Up em sua fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Vale lembrar, no entanto, que esse número é bem menor do que o esperado na época do lançamento do modelo, há dois anos. A expectativa da marca era emplacar praticamente isso na metade desse tempo, com média de 12 mil unidades por mês.
FORÇA MÁXIMA
Nova versão topo de linha do Série 7, o BMW M760 xDrive foi apresentado oficialmente no Salão de Genebra. O carro traz sob o capô um poderoso 6.6 litros V12 que rende 600cv e parte do zero aos 100km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 305km/h. O torque máximo, de 81,6kgfm, aparece em 1.500 giros. Preparado pela divisão esportiva Motorsport, o sedã recebe câmbio automático de oito marchas e tem tração integral.
SEM SURPRESAS
Um conceito no Salão de Genebra antecipou como será a nova geração do Honda Civic hatch na Europa. Bem semelhante ao sedã vendido nos Estados Unidos e Brasil, o carro se diferencia na traseira curta e linhas mais esportivas. Em relação à geração anterior, é 13cm mais comprido. A dianteira traz luzes de leds e entradas de ar avantajadas, enquanto as lanternas traseiras são marcadas por vincos e há um difusor de ar na base do parachoque. Sobre a motorização, há duas opções a gasolina – 1.0 e 1.5, os dois turbo – e uma a diesel, com 1.6 litro.
VALE TUDO
Por mais estranho que possa parecer, a Mini está mesmo planejando o lançamento de um sedã para tentar aumentar suas vendas globais. A decisão visa, principalmente, ao crescimento em mercados fortes e em que os três volumes são responsáveis por grande parte das vendas. Caso, por exemplo, da China. De qualquer forma, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de quando esse plano será colocado em prática.
MOTORES NOVOS
A Renault se prepara para promover mudanças significativas nos compactos Logan e Sandero até o final do ano. Primeiro, no terceiro trimestre de 2016, a marca francesa trocará o propulsor 1.0 de quatro cilindros por um novo, de três cilindros, desenvolvido pela própria fabricante. No final do ano, deixará de lado o 1.6 8V de 106cv e passará a adotar o motor 1.6 16V da Nissan, que rende 111cv. As alterações beneficiarão o consumo de ambos os modelos.