Pelo mundo
A Mercedes-Benz do Brasil foi a maior exportadora de veículos comerciais do país, com o envio de 6.382 caminhões e 6.527 ônibus para o mercado externo em 2016. A Argentina foi a maior compradora, com 1.758 exemplares adquiridos. Peru e Chile também foram destinos importantes, assim como Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Egito. O grande destaque foi a linha de caminhões Accelo, com mais de 2 mil unidades vendidas para outros países.
Evolução esperada
A plataforma MQB A0, derivada da modular MQB e que servirá de base para a próxima geração do Volkswagen Gol, está prestes a lançar seu primeiro modelo. Trata-se do novo Seat Ibiza, revelado nesta semana. O carro tem 2,56m de entre-eixos – 10cm a mais que o Gol – e traz tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo e partida por botão. Os motores a gasolina são um 1.0 de três cilindros turbo com 95 cv ou 115 cv e um 1.5 turbo de 150 cv, com câmbio manual de cinco ou seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete relações.
Brincadeira de adulto
A Ford aproveitou a Campus Party Brasil deste ano para mostrar um simulador de direção do sedã Fusion Hybrid. Com a ajuda de realidade virtual, o equipamento permite o conhecimento da tecnologia e também seus recursos semiautônomos. Além disso, a marca norte-americana levou um display interativo do SYNC 3, que opera com Apple CarPlay e Android Auto por comando de voz. A tela é capacitiva e tem oito polegadas.
Fôlego extra
A Hyundai lançará no final deste ano a nova geração do Veloster. O cupê terá o design retrabalhado, mas a ideia é manter a terceira porta. Sob o capô, o carro ganhará uma opção de motor 2.0 turbo capaz de gerar cerca de 250 cv. Hoje, o motor 1.6 turbinado do modelo vendido nos Estados Unidos entrega 204 cv.
Tecnologia do futuro
A Zortrax, fabricante de impressoras 3D, usou uma Triumph Daytona 675 como base e criou uma moto a partir de um de seus equipamentos, a M300. Primeiro, a moto foi desmontada e passou por um scanner 3D. O processo levou um mês para a impressão de carenagens, assento, painel, luzes e retrovisores, entre outras partes.
Cliente feliz
O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, registrou queda geral de 2% em 2016, em relação ao ano anterior. Passou de 56% para 54%. Mas, no que diz respeito à indústria automotiva, houve um aumento de 4,8% na comparação com 2015, fechando em 74,7%. Criado em 2011, o indicador usa dados totalmente levantados na internet e avalia o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores da economia.
Velas sopradas
Para comemorar os 20 anos de utilização da tração integral All Wheel Drive, a Volvo Cars realizou um rigoroso teste de inverno em alguns de seus modelos nos lagos congelados ao redor da estância de esqui de Åre, no Norte da Suécia. A fabricante apresentou suas principais soluções para a nova tração integral elétrica e mecânica nas versões “todo terreno” dos modelos XC90, V90 Cross Country e V40 Cross Country. As variantes da tração AWD representam mais de 50% dos novos pedidos dos modelos da série 90. Ao considerar a ampla gama de modelos da marca, esse número é superior a 40%.
Ar puro
Paris já utiliza um sistema de adesivos coloridos para classificar seus carros de acordo com os índices de poluição. E, para tentar banir os propulsores diesel, algumas cores já têm circulação proibida em determinadas áreas da cidade. Os primeiros veículos afetados são os fabricados entre 1997 e 2000. Os próximos, já na mira do governo, serão os construídos entre 2001 e 2005. Juntos, esses dois grupos representam 20% frota francesa.
A Porsche se prepara para trazer para o Brasil, neste primeiro semestre de 2016, a versão GTS do 911 em nova geração. E os valores das versões já estão definidos: vão dos R$ 687 mil da GTS Carrera aos R$ 763 mil pedidos pela GTS Carrera 4 Targa. Três opções de carroceria estarão disponíveis: cupê, conversível e a targa. O motor é sempre 3.0 biturbo de seis cilindros e 450 cv, com torque máximo de 56,1 kgfm.