Eu havia levado minha filha a uma festa de aniversário e, em um sinal de trânsito, fui abordado por um morador de rua. “Esse 3008 ficou bonito demais, né?”, disse o cidadão, deslocando a expectativa que sugere o senso comum. Se bem que eu estava a bordo de um carro de R$ 147.680, o que também é totalmente deslocado do comum. “A frente me lembra aquele Kia lá e a traseira parece a do Evoque”, continuou o rapaz. Quanto às comparações cabe discussão, só não resta dúvida é de que o brasileiro é mesmo apaixonado por carro e não há casta econômica incapaz de travar um colóquio sobre o assunto. E que o Peugeot 3008 é mesmo “bonito demais” e chama atenção por onde passa.
A versão que eu testei para a Tribuna foi o Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP automático, SUV médio de linhas elegantíssimas, motor nervoso e uma agradável vocação para a esportividade. A nova geração faz parte de uma estratégia da montadora francesa de aplicar mais sofisticação e tecnologia a seus modelos. Nesse caso, o resultado foi a promoção do 3008 da categoria de crossover urbano para um SUV de verdade. E o carro, importado da fábrica de Sochaux, na França, não passa despercebido nas ruas. A grade dianteira agressiva, com detalhes cromados, e os faróis full LED recortados remetem à cara do felino que empresta a silhueta ao símbolo da Peugeot. “Você pode não perceber isso conscientemente, mas são as linhas do rosto do leão”, entrega o gerente de vendas da concessionária juiz-forana Saint Germain, Wilmar Delgado.
O mesmo vale para a traseira, que não deixa o 3008 ser confundido com nenhum outro concorrente, que me desculpe o amigo do semáforo. “As faixas nas lanternas traseiras remetem às garras do leão, reparou?”, diz Delgado. Agora reparei. E reparei também nos 22 centímetros de altura em relação ao chão, que dão confiança para rodar em estrada de terra ou no rali diário que é trafegar nas ruas de Juiz de Fora. E o motor 1.6 turbinado – o THP já equipa outros modelos da marca – destaca-se também nesse cenário. Pesando 1.375kg, o Peugeot 3008 entrega 24,5 kgfm de torque a partir de meros 1.400 giros. Ou seja: nada de afundar o pé no acelerador e jogar litros e litros de gasolina para alimentar o motor. Isso confere uma média de consumo bastante razoável para a categoria, com rendimento de 11,5 km/litro na estrada e 9,2 km/litro na cidade. A desvantagem é que só aceita gasolina.
Forte
Na estrada, o motor turbo de 165 cavalos pode fazer, segundo a montadora, o carro chegar a 206 km/h – mas não vá testar, veloz leitor, porque não temos asfalto para isso. Uma afundadinha de pé na BR-040, entretanto, mostra que o 1.6 THP, aliado ao câmbio automático de seis marchas, tem aquela força respeitável nas retomadas e ultrapassagens, que te fazem colar no assento sem esgoelar as engrenagens. Faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, e o vigor é mostrado em qualquer arrancada de estacionamento para a rua. Nas curvas, mesmo mais embalado, o Peugeot 3008 roda suave, graças à boa suspensão (automática na frente, semi-automática na traseira). Para ser sincero, nem vi o controle automático de estabilidade ser acionado na estrada. Para o motorista que gosta de conduzir o carro mais “reduzido”, além da opção pelas borboletas atrás do volante, há uma função Sport no câmbio automático que evita as trocas de marcha precoces e faz o carro “zoar” mais nas passagens.
Um luxo
Por dentro, a versão Griffe do Peugeot 3008 não está para brincadeira. O volante octavado e de tamanho menor acentua no “cockpit” a pegada esportiva que o motor anuncia. E o acabamento interno, com linhas fluidas que combinam cromados, couro, alumínio e tecido, é um charme à parte. À noite então, com luzes de led indiretas em vários nichos, o interior literal e suavemente brilha. Dotado de teto solar panorâmico, ar-condicionado automático de duas zonas – sim, os caronas do banco traseiro têm seus próprios controles -, painel de instrumentos digital elevado acima do volante, seis air bags e chave presencial, o SUV está pronto para encarar de frente concorrentes da mesma categoria, como o Jeep Compass, o Kia Sportage e o Hyundai New Tucson, por exemplo.
O aspecto esportivo, naturalmente, cobra seu preço: a visibilidade do vidro traseiro é um pouco restrita, mas compensada pelos grandes retrovisores laterais elétricos rebatíveis. Já a frontal é irrepreensível. O espaço interno do 3008 Griffe é mais que suficiente e há porta-trecos por todos os lados, com refrigeração no porta-luvas e em um grande compartimento central que divide os dois bancos dianteiros – que pode prejudicar um pouco um quinto passageiro que se coloque no centro do banco traseiro, é verdade. O preço é compatível com outros modelos premium da categoria, e o custo-benefício é muito competitivo.
Dotado de central multimídia com tela de 8 polegadas, cluster digital de 12,3 polegadas, rodas de liga leve aro 19, porta-malas de 520 litros, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis automáticos e outras mordomias, o Leão desfere sua patada de misericórdia com os bancos. Não bastasse o revestimento em couro e a boa ergonomia, o assento do motorista tem ajuste elétrico de posição com duas memórias e é dotado de massageadores. Sabe aquela sensação de lombo achatado depois de muito tempo atrás do volante? É só acionar um botão e o banco começa a inflar e desinflar oito bolsas de ar, em seis sequências distintas a sua escolha, mesmo com o carro em movimento, e sentir as costas sendo delicadamente massageadas. Aí fica mais fácil se apaixonar pelo danado. Afinal… uma boa massagem, né?
Ficha técnica | Peugeot 3008 Griffe
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo com intercooler e comando no cabeçote variável na admissão e no escape. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré nas versões. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência: 165 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400.
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos.
Velocidade máxima: 206 km/h.
Diâmetro e curso: 77 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson e traseira semi-independente por eixo de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/50 R19.
Freios: Discos ventilados na frente e maciços atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,45 metros com 1,91 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Possui airbags frontais, laterais e de cabeça de série.
Peso: 1.375 kg.
Capacidade do porta-malas: 520 litros.
Tanque de combustível: 53 litros.
Lançamento no Brasil: 2017.
Produção: Sochaux, França.
Preço: R$ 139.990.