Na Vila de Jericoacoara, litoral oeste do Ceará – Nordeste do Brasil -, a pequena cidade é um exemplo em organização e preservação. Em suas ruas de areia, não há iluminação pública para não atrapalhar a luz da lua e das estrelas. Nestas, circulam pedestres, buggy da cooperativa local e caminhonetes “pau de arara” para os transporte dos turistas. Os outros carros ficam em um estacionamento na entrada da vila.
Em abril terminou o ano letivo dos alunos locais, pois este é o período em que seus pais têm oportunidade de tirar férias. O respeito e a preservação ambiental fundamentais para a economia local, e os habitantes aprenderam que a natureza faz pare integralmente do seu cotidiano.
O difícil acesso não é impedimento para turistas de todo o mundo que escolhem o destino. Jeri faz parte da rota das emoções, dos destinos românticos, de quem busca a natureza, é excelente para prática de kitesurf, windsurf e sandboard.
Nos arredores, há as lagoas de Tatajuba, Azul, do Paraíso e a do Coração.
Entre as praias, destacam-se a da Vila, que é mais fácil e tem estrutura de bares e restaurantes, a do Preá, procurada para a prática de esportes de vento, e a Malhada, no caminho da Pedra Furada. Outro passeio imperdível é ao viveiro de cavalos-marinhos no Mangue Seco.
Ao fim de todas as tardes o ritual se repete, aquela Vila que parecia vazia se enche e todos se unem para ver o pôr do sol se refletindo no mar, levando as últimas luzes do dia.
assessora e consultora em viagens