Site icon Tribuna de Minas

Era uma vez o castelo de um rei louco

PUBLICIDADE
Fernanda em frente ao castelo de Neuschwanstein

No Sul da Alemanha, numa pequena cidade chamada Füssen, fica um dos castelos mais bonitos do mundo. Construído em 1886, Neuschwanstein era o castelo dos sonhos de Ludwig II, que ficou conhecido como o rei louco da Baviera.

Saímos da estação central de Munique às 9h e pegamos duas horas de trem até chegar a Füssen. De lá, um ônibus até a colina do castelo e depois mais uns 40 minutos de subida a pé até a construção. Lugwig queria um lugar belo e isolado – e conseguiu. Todo o esforço vale a pena para ver um castelo tão lindo que se tornou inspiração para a Disney desenhar o castelo da Cinderela. Parece mesmo um cenário de conto de fadas.
Para criar o projeto, Ludwig contratou não um arquiteto, mas um cenógrafo. E fez questão de se encarregar pessoalmente dos detalhes. O conto medieval germânico “Cavaleiro do cisne”, que serviu de base para a ópera “Lohengrin”, composta por Wagner, foi o tema central para a decoração do castelo, e o cisne se tornou uma espécie de símbolo do rei.
A exuberância é tanta que 14 carpinteiros trabalharam por quatro anos apenas para fazer o quarto de dormir. O projeto nunca foi concluído – a construção do castelo de Neuschwanstein foi suspensa após a morte de Ludwig, menos de seis meses depois de que o rei passou a morar lá. Bem no final da exposição, um vídeo mostra como o castelo teria sido se a obra tivesse ido adiante. É impressionante! Chega a ser difícil de acreditar.
Mas imperdível mesmo é ir até a ponte Marienbrücke, de onde se tem a vista mais bonita e completa do castelo (e de onde se tira aquela foto de cartão-postal). A gente perde o fôlego quando chega lá em cima e se depara com a paisagem maravilhosa dos Alpes Bávaros e da região da Floresta Negra. Mesmo no inverno, o castelo e os alpes cobertos de neve devem ser um cenário e tanto!

PUBLICIDADE

jornalista e autora do blog Vontade de Viajar (www.vontadedeviajar.com)

Exit mobile version