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Ação criativa mobiliza doação de recursos para escola de JF

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Escola Municipal Calil Ahouagi, no Bairro Marilândia (Foto: Divulgação/PJF)

“Vou deixar o cardápio aqui com vocês”. A frase, comum quando se chega a um restaurante, lanchonete ou boteco que seja, é tão corriqueira que deixamos de perceber os privilégios que cercam esta cena, de receber um menu em um estabelecimento gastronômico. Primeiro, pela oportunidade pouco democrática de “comer fora”, que nem todas as pessoas podem custear, e depois, mas jamais menos importante, pelo acesso à leitura, tão banal para quem enfileira letras e extrai palavras e sentidos, mas ainda uma conquista a ser alcançada por muita gente. É neste sentido que o Mr Tugas fez uma ação que convoca o público a “por a mão na massa” em prol da educação.

Em uma ação realizada no restaurante, garçons e garçonetes distribuíram cardápios ilegíveis, com sequências de letras que não formavam palavras, deixando as pessoas confusas. O intuito era mostrar como o ato de ler é fundamental nas tarefas mais simples,e chamar atenção para o fato de que ler é inacessível ainda para uma relevante parcela da população, criando muitas barreiras ao longo da vida. A ação é exibida no site, e convida o público a doar qualquer quantia para a Escola Municipal Calil Ahouagi, situada no Marilândia, mesmo bairro do Mr Tugas.

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“Somos uma escola integral que faz parte de um grupo regulamentado por lei para operar neste regime. Mas com o tempo, não tivemos continuidade do repasse para que continuássemos operando assim e precisamos de um mínimo de recursos para que isso aconteça”, explica a diretora da instituição Raquel Gomes Lau, que vê na campanha do Mr Tugas uma oportunidade de a escola ser abraçada pela comunidade. “Pode ser que as pessoas entendam que custear uma escola pública seja função do poder público. E é!!! Em nenhum momento eximimos as responsabilidades do Governo, mas nesse momento histórico que estamos vivenciando, é necessário que esta responsabilidade possa ser dividida com a sociedade por um bem maior, a educação”, ressalta.

Segundo a diretora, o funcionamento em horário integral permite que atividades mais diversas, inclusivas e que beneficiam a formação das crianças e adolescentes sejam realizadas. “A distribuição dos nossos recursos sempre foi aplicada de modo a promover ações inclusivas para uma educação que seja também inclusiva de fato”, pontua. Uma destas inciativas é a formação cultural de estudantes. “A gente traz a discussão de cultura para o cotidiano da escola em uma noção ampla de cultura: os modos como o ser humano tenta significar a vida, dar sentido para sua existência. Assim escolhemos três eixos principais: as culturas populares brasileiras, a cultura afrobrasileira e indígena e a cultura da infância”, explica a professora Gisela Plizzoni.

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Para contribuir com a campanha doando qualquer quantia, é possível participar direto no Mr Tugas ou pelo link da campanha, que possui uma área específica para a contribuição on-line.

A Escola Municipal Calil Ahouagi precisa de um mínimo de recursos para se manter no período integral

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