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Ela planta, todos colhem

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Moldada ao sabor de um capitalismo voraz, a sociedade contemporânea tem o desafio de reverter a lógica de que ganhar bem é ganhar muito. A chegada de representantes das gerações Y e Z ao mundo corporativo tem gerado líderes preocupados em ganhar dinheiro, sim, obrigado!, mas focados também em proporcionar bem-estar. E não é preciso planos mirabolantes para mudar a realidade de funcionários e da comunidade local. Em Juiz de Fora, a Chico Rei acabou de construir sua nova sede, um prédio de quatro andares no Bairro Santos Dumont, na Cidade Alta. Mais do que criar e fabricar camisetas, a empresa que completou oito anos dedicou um espaço para uma horta comunitária que atende os cerca de 60 colaboradores e também os vizinhos. Quando algum produto está em condições de consumo, ele é distribuído internamente, e parte vai para uma barraquinha na porta da empresa. “Hoje é dia de colheita na #HortaDoChico e tem couve à beça pra galera que trabalha aqui e pra turma do bairro. Se estiver passando por perto, já sabe: chega mais pra dar um gás na sua salada”, diz o post que a empresa publicou no Facebook há cerca de dez dias, na segunda colheita da horta. Além da couve, o espaço tem beterraba, cenoura, alface, jiló, repolho, couve-flor e cebolinha.

Bruno Imbrizi mostra com orgulho a horta que o pai cuida no terreno da empresa (Foto: Guilherme Arêas)

“É como se as pessoas abraçassem a Chico Rei. A empresa já faz parte da rua, da comunidade, justamente por essas ações, que valorizam as pessoas daqui”, avalia o sócio-diretor Bruno Imbrizi, 29 anos. É o próprio pai de Bruno, Fábio, 56, quem cuida da horta, que divide espaço ainda com um pomar com pés de laranja, limão e mexerica. Ao todo, são 1.500 mudas plantadas nos fundos da empresa de forma totalmente orgânica. “É uma simples horta, mas que faz uma diferença danada para os funcionários. Quantas áreas dentro de empresas não dariam para fazer isso, com um investimento muito pequeno?”, questiona Bruno. A horta comunitária se soma a outras ações de valorização dos colaboradores, como “day off” para aniversariantes, prioridade para moradores do entorno na hora da contratação de funcionários, oferta de personal trainer, estímulo ao consumo de frutas dentro da empresa e salários acima da média de mercado, informa Bruno.

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