Estão abertas as inscrições para a I Chamada de Negócios de Impacto Social do Moinho LAB – Hub de Impacto Socioambiental do Moinho, em Juiz de Fora (MG) – para receber startups interessadas em residir no coworking. A primeira chamada para ocupação do hub é destinada a startups das áreas de Saúde, Educação e Cidades. Poderão participar iniciativas em diferentes estágios de maturidade: desde uma ideia até um negócio já consolidado (ideação, prototipagem, tração e escala). As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de outubro. Clique aqui
Segundo Ricardo Podval, CEO do Moinho, esta primeira chamada visa conhecer e mapear o ecossistema de impacto na cidade e região, identificando iniciativas empreendedoras que têm foco na solução de problemas socioambientais, nas áreas de Saúde, Educação e Cidades. “Oferecemos um ambiente inovador e muito propício para geração de negócios e conexões entre startups, empresas, fundos de investimento e o ecossistema nacional de impacto. São 610m² destinados ao empreendedorismo e com toda infraestrutura necessária para dar visibilidade e potencializar os resultados das startups residentes”, explica Ricardo Podval ao acrescentar que o objetivo do Moinho é reunir, conectar e potencializar empreendedores para que tenham condições de desenvolver plenamente os seus negócios.
Sobre as áreas de abrangência da chamada, Ricardo afirma que Saúde e Educação são eixos de atuação do próprio Moinho, como empreendimento imobiliário, e também reforçam a vocação e o potencial da cidade nessas áreas nas quais Juiz de Fora é expoente na Zona da Mata, Campos das Vertentes e Sul Fluminense, atraindo milhares de pessoas diariamente. Já a categoria Cidades permite que sejam incorporadas ao portfólio do Lab demandas emergentes da vida na sociedade como mobilidade urbana, eficiência na gestão de recursos públicos, revitalização ambiental, coleta seletiva, melhoria no descarte ou reuso de resíduos industriais, têxteis e agrícolas, entre outros.
Segundo ele, o Moinho será um empreendimento âncora para fomentar o empreendedorismo, na cidade e região, conectando empresas, universidades, centros de pesquisa e governos. “As empresas residentes no Moinho Lab terão acesso ao ecossistema empreendedor do Moinho, estando assim, envolvidas em um ambiente inspirador para negócios, networking, parcerias e cocriação, resultando na geração de projetos orientados para o desenvolvimento sustentável e para a geração de impacto positivo para toda a cidade e região”, destaca Podval.
Etapas
A seleção das startups para ocupação do Moinho Lab ocorrerá em etapas: inscrição online; pré-seleção feita pela equipe do Moinho Lab; treinamento para realização do pitch aos empreendedores pré-selecionados e, finalmente, a apresentação do pitch do negócio para a banca composta por instituições que já atuam nas respectivas áreas e parceiros convidados. Caberá à banca examinadora indicar as startups selecionadas para integrar o hub do Moinho. Como prêmio, elas receberão seis meses de coworking com uma posição gratuita; mentoria e encontros exclusivos com especialistas.
O resultado das startups pré-selecionadas será divulgado no site www.nossomoinho.com/lab e nas redes sociais do Moinho no dia 18 de outubro. A divulgação do resultado final, após o pitch, será escalonada por eixo Saúde, Educação e Cidades até 15 de novembro, conforme o calendário a seguir.
Cronograma
Inscrições: de 20 de setembro a 10 de outubro
Resultado Pré-Selecionados: 18 de outubro
Pitch Days:
Saúde: 26 de outubro (terça)
Educação: 3 de novembro (quarta)
Cidades: 9 de novembro (terça)
Seleção final/divulgação dos aprovados:
Saúde: 1 de novembro
Educação: 8 de novembro
Cidades: 15 de novembro
Sobre o Moinho Lab
É o Hub de Impacto Socioambiental do Moinho com o objetivo de desenvolver e fortalecer negócios e startups cujas atividades dialogam com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – 17 ODS – da Agenda 2030, das Organização das Nações Unidas (ONU). O Moinho Lab oferece um ambiente inovador e criativo para estimular conexões e o desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade.
Sobre negócios de impacto
Negócios de Impacto são aqueles que unem o lucro à promoção de impactos sociais e ambientais positivos, por meio da adoção de práticas sustentáveis de produção e consumo, contribuindo para a solução de problemas que desafiam o cotidiano das pessoas e a vida no planeta, nas mais diversas áreas. Negócios de impacto são escaláveis e, portanto, têm maior potencial transformador da sociedade.
Sobre o Moinho
O Moinho é um empreendimento imobiliário destinado a inspirar a transformação por meio das conexões e da convivência. Sob os eixos Saúde, Educação, Comércio e Moradia foram criados espaços inspiradores, dinâmicos e flexíveis para estimular o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. O Moinho realizou um retrofit nas antigas instalações do Moinho Vera Cruz, na Zona Norte de Juiz de Fora, uma das regiões mais populosas da cidade, criando uma nova e moderna centralidade.