O governador Romeu Zema (Novo) voltou a aparecer em vantagem em mais uma pesquisa de intenções de voto sobre a disputa pelo Governo de Minas Gerais, nas eleições que acontecem em outubro. Em levantamento feito pelo Instituto Ideia, contratado pela Revista Exame e publicado nesta quinta-feira (7), Zema apareceu na dianteira com uma vantagem de 21 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), segundo colocado. No recorte, o atual governador, que vai tentar a reeleição, computou 46% das intenções de votos na pesquisa estimulada, contra 25% de Kalil, seu principal adversário na corrida pelo Palácio da Liberdade.
Na sequência, em um terceiro bloco mais desgarrado, o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) somou 6% das intenções de voto da pesquisa estimulada, que é quando são oferecidos os nomes dos possíveis candidatos aos entrevistados; o senador Carlos Viana (PL), 5%; e a professora Lorene Figueiredo (PSOL), 2%. Ainda foram citados Saraiva Felipe (MDB), Renata Regina (PCB), Miguel Correa (PDT) e Vanessa Portugal (PSTU), todos com 1% das intenções de voto. Os eleitores que manifestaram voto em branco ou mesmo o anseio de anular seus votos somaram 5%, enquanto 8% se disseram indecisos.
Na pesquisa espontânea, em que são apresentados os nomes dos entrevistados, Zema angariou 33% das intenções de voto, seguido por Kalil, com 13%; Viana, com 2%; e Pestana, com 1%. Os demais nomes, apesar de citados, não chegaram a 1%. Neste recorte, os eleitores que manifestam votos em branco ou nulo somam 17% dos entrevistados e os indecisos chegam a 31%. A pesquisa Ideia/Exame ouviu mil pessoas em Minas Gerais entre os dias 1º e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-08645/2022.
Cenários de segundo turno e disputa pelo Senado
A pesquisa ainda testou três possíveis cenários de segundo turno na disputa pelo Governo de Minas. Em um embate entre Zema e Kalil, os dois que melhor pontuaram no levantamento de primeiro turno, o atual governador venceria com 55% das intenções de voto, contra 31% de seu adversário. Da mesma forma, Zema venceria Carlos Viana: 60% a 25%. Em um enfrentamento entre Kalil e Viana, o ex-prefeito de Belo Horizonte levaria a melhor sobre o senador e, no recorte de momento, venceria com 40% contra 30%.
Senado
O levantamento apontou um cenário de maior indefinição na disputa pela única vaga em jogo no Senado por Minas Gerais, com 39% dos entrevistados se dizendo indecisos. O deputado federal Aécio Neves (PSDB), que já foi senador, aparece à frente nas intenções de voto da pesquisa estimulada, com 14% das citações. Ele é seguido pelo senador Alexandre Silveira (PSD), que vai buscar a reeleição, e somou 8% das intenções de voto dos eleitores ouvidos na pesquisa.
Ainda foram citados o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 6%; a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT), com 4%; o deputado federal Marcelo Aro (PP), com 3%; o presidente do Sebrae, Carlos Melles (PL), ex-prefeito de Uberlândia Paulo Piau (MDB) e o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), os três com 2%; e o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) e Pastor Altamiro Alves (PTB), ambos com 1%. Já a professora Sará Azevedo (PSOL) e o ex-vereador de Belo Horizonte, Gilson Reis (PCdoB), foram citados, mas não chegaram a 1%. As manifestações de votos em branco ou nulo somaram 19%.