Site icon Tribuna de Minas

Lula saiu vitorioso em 83% das urnas de JF; Bolsonaro ‘virou’ em 4 bairros

PUBLICIDADE

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado no país, em Minas Gerais e em Juiz de Fora nos dois turnos das eleições realizadas em outubro. Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição, em um pleito bastante disputado. Tanto que, na apuração dos votos do segundo turno, realizado no último domingo (30), Bolsonaro conseguiu tirar a vantagem construída por seu adversário no primeiro turno, que aconteceu no dia 2 de outubro. Na primeira etapa do processo eleitoral, Lula fechou a apuração com uma vantagem de aproximadamente 6,2 milhões de votos.

Ao fim das eleições, essa diferença foi reduzida para cerca de 2,1 milhões de votos. Em Juiz de Fora não foi diferente e a dianteira de Lula na cidade caiu de 45 mil para 39 mil votos de um turno para outro. Para entender essa variação, a Tribuna analisou a votação dos dois candidatos na cidade por regiões e por bairros.

PUBLICIDADE

Assim como aconteceu na apuração do dia 2 de outubro, Lula voltou a vencer em todas as regiões de Juiz de Fora no segundo turno. Contudo, da mesma forma, Bolsonaro diminuiu a vantagem obtida por seu adversário no primeiro turno em todas as regiões da cidade. Em número de votos, a maior redução foi observada na soma dos votos apurados em seções eleitorais localizadas em bairros da Zona Norte. No primeiro turno, nesta região, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi de 8.862 votos, dianteira que acabou reduzida para 7.277 votos no segundo turno, o que significa queda de 1.585 votos na distância entre os dois candidatos entre um turno e outro.

Quando se observa a votação nos bairros, após a apuração do último domingo, Bolsonaro conseguiu virar o resultado positivo obtido por Lula no primeiro turno em quatro localidades. A reversão do resultado aconteceu no Bairu, no Mariano Procópio, no Bom Jardim e no Fábrica, bairros em que, na apuração do dia 2 de outubro, Lula havia sido o mais votado. Candidato à reeleição derrotado, Bolsonaro voltou a vencer em Remonta, Santa Helena, Cerâmica, Santa Terezinha e Bom Pastor, áreas onde já havia sido o mais votado no primeiro turno. Por sua vez, Lula saiu vitorioso na maioria das localidades e foi o mais votado em 96 bairros.

PUBLICIDADE

Detalhamento

Ao todo, a disputa em Juiz de Fora contou com 1.230 seções eleitorais distribuídas em 105 bairros. Lula venceu em 82,7% das urnas, sendo o mais votado em 1.017 seções. Por outro lado, Bolsonaro saiu vitorioso em 208 seções, o que corresponde a 16,9% das urnas. Em cinco seções (0,4%), os dois candidatos terminaram empatados.

Quando nos debruçamos de forma mais aprofundada sobre a votação por bairros, os cinco melhores desempenhos do presidente eleito foram observados nos bairros/localidades de Toledos, onde Lula obteve 83,8% da votação válida; Pirapetinga, 79,6%; Dom Bosco, 74,7%; Monte Verde, 74,5%; e Rosário de Minas, 72,2%. O petista ainda obteve mais de 70% dos votos válidos na Vila Olavo Costa e nas Granjas Bethel.

PUBLICIDADE

No caso de Bolsonaro, seus cinco melhores desempenhos foram exatamente nos únicos cinco bairros em que terminou à frente de Lula já na apuração do primeiro turno: na Remonta, onde o candidato à reeleição computou, no segundo turno, 62,6% da votação válida; no Bom Pastor (55,7%); em Santa Terezinha (54,5%); no Cerâmica (52,2%); e no Santa Helena (51%).

PUBLICIDADE

Presidente eleito teve melhor desempenho nas urnas dos distritos

Assim como aconteceu no primeiro turno, quando considerados os percentuais de votos válidos, foi nas áreas rurais e distritais onde Lula obteve a maior vantagem sobre Bolsonaro na apuração de segundo turno. Nestas localidades, o presidente eleito computou 68,3% dos votos válidos no segundo turno, contra 31,7% de seu adversário.

Nas regiões urbanas, a maior diferença entre Lula e Bolsonaro foi observada na Região Sul, que tem como principais bairros Bela Aurora, Cascatinha, Cruzeiro do Sul, Graminha, Ipiranga, Sagrado Coração de Jesus, Santa Efigênia, Santa Luzia, São Geraldo e Teixeiras. Na área, Lula obteve 60,7% dos votos válidos contra 39,3% de Bolsonaro.

Apenas em uma outra região Lula somou mais de 60% da votação válida. Isso aconteceu na Região Oeste, também conhecida como Cidade Alta. Na área, que contou com urnas em bairros como Santos Dumont, São Pedro, Borboleta e Marilândia, o presidente eleito computou 60,2% dos votos válidos contra 39,8% do candidato à reeleição, que acabou derrotado.

Na outra ponta, o pior desempenho de Lula, uma vez mais considerando a votação válida, aconteceu na Região Central, aquela que possui o maior número de eleitores. Nesta região, que tem urnas em bairros como Bom Pastor, Centro, Dom Bosco, Fábrica, Granbery, Mariano Procópio, Morro da Glória, Mundo Novo, Passos, Poço Rico, Santa Catarina, Santa Helena e São Mateus, Lula ficou com 52,1% dos votos válidos, contra 47,9% de Bolsonaro.

Petistas retomam trajetória de vitórias interrompidas em 2018

De certa forma, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu retomar o bom retrospecto dos candidatos petistas nas disputas presidenciais entre os eleitores de Juiz de Fora, trajetória que havia sido rompida por Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Aliás, há quatro anos, Bolsonaro colocou um ponto final à tradição local que apontava que, sempre em que houve um segundo turno na disputa presidencial, o PT saía vitorioso nas urnas da cidade, o que aconteceu nas eleições de 1989, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi o mais votado na ampla maioria das regiões da cidade e venceu nas regiões Norte, Nordeste, Leste, Sul, Oeste (Cidade Alta), Central e Distrital. Há quatro anos, o então candidato petista à Presidência, o ex-ministro Fernando Haddad, havia sido o mais votado apenas na Região Sudeste, porém, por uma diferença inferior a meio ponto percentual.

Nas eleições de 2018, 93 bairros sediaram locais de votação. No segundo turno do pleito daquele ano, Bolsonaro foi o mais votado em 71% destas localidades, saindo vitorioso em 66 bairros. Por outro lado, Fernando Haddad teve um desempenho superior ao de seu adversário em 27 bairros.

Assim, a vitória de Lula no atual processo eleitoral marca a retomada de uma tendência que é observada entre os eleitores da cidade há mais de três décadas. Desde 1989, em 15 turnos de nove eleições presidenciais disputadas, os candidatos do PT saíram como os mais votados no município em 12 oportunidades.

Os únicos reveses petistas na cidade ocorreram em 1994, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se elegeu no primeiro turno e venceu Lula na cidade; e, em 2018, quando Bolsonaro ficou à frente de Haddad nos dois turnos da disputa. Por outro lado, nas eleições de 1989, 1998, 2002, 2006 e 2014, o PT sempre foi o mais votado na cidade, seja com Lula ou com a ex-presidente Dilma Rousseff.

Exit mobile version