Sem surpresa, PT e PSDB começam a reagir à possibilidade de o candidato do PSB, Marcio Lacerda, conseguir uma expressiva aliança não apenas para ganhar mais tempo de propaganda política, mas também para ampliar seu espaço eleitoral em Minas. O que se diz em Belo Horizonte é que articuladores petistas e tucanos estariam procurando as possíveis legendas aliadas dos socialistas para fazer contrapropostas. Mas são mais especulações do que fatos, pois a definição do cenário só vai ocorrer ao curso da semana, quando termina o prazo para as convenções. Muitos partidos farão seus eventos no penúltimo ou último dia, a fim de garantir boas negociações.
Tática do prazo
A nova Executiva do MDB, comandada pelo deputado Saraiva Felipe, marcou seu evento para o próximo sábado, dia 4. Durante esta semana, serão feitos os ajustes, uma vez que o PSB fará sua convenção no mesmo dia. É esse também o período para o ex-prefeito Bruno Siqueira oficializar de vez a sua posição. Ante todos os impasses que surgiram dentro da legenda, seu grupo político já trabalha com o projeto da candidatura a deputado estadual, mas ele ainda não deu a palavra final. Já o ex-presidente do diretório Toninho Andrade vai disputar para federal. Seu filho Eduardo André tentará vaga na Assembleia.
Fator PSB
Bruno já conversou com o presidente do diretório, Saraiva Felipe, mas todos os entendimentos estão na dependência do PSB. As conversas estão avançadas, mas, diante do debate da última terça-feira, quando o deputado Júlio Delgado questionou duramente a aliança, a direção nacional dos socialistas é quem deve dar a palavra final. Por isso, todas as demais articulações estão suspensas. Por interesse dos dois lados, o comando do PSB não deve demorar a tomar uma decisão.
Na mira do TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral uma lista com os nomes de 7.431 gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo tribunal nos últimos oito anos. Em Minas, são 410 pessoas citadas, e Juiz de Fora participa da relação com 26 nomes. A lista pode sofrer alterações até a data das eleições, uma vez que ainda há julgamentos pendentes de análise do Tribunal. Os nomes citados da cidade pelo TCU não são – pelo menos por enquanto – candidatos a cargos eleitores. Confira.