Site icon Tribuna de Minas

Painel 29-03-17

PUBLICIDADE

Melhor prevenir

O vice-governador Antônio Andrade exerce o seu lado mais mineiro nas relações de poder. Na expectativa de ser chamado ante um eventual impedimento do governador Fernando Pimentel, toma suas precauções se o Superior Tribunal de Justiça mantiver o caso em banho-maria. Sabendo das pretensões de seu colega de PMDB Adalclever Lopes, atual presidente da Assembleia, de ser ele o indicado a disputar a sucessão no ano que vem, Toninho se volta para o interior e começou a reativar as coordenadorias regionais. Na segunda-feira, seus emissários estiveram na cidade e participaram da eleição da coordenação regional de Juiz de Fora, que abrange outros 30 municípios. O atual presidente, Orlandsmidt Riani, foi reconduzido ao cargo, tendo como vice João Batista Ferreira, de Belmiro Braga; Rafael Candido Aquino, de Bicas, como secretário, e José Pinto Júnior, de Guarará, como tesoureiro.

 

PUBLICIDADE

Pela região

Foi uma eleição de chapa única, mas bastante prestigiada, com a presença do prefeito Bruno Siqueira e do deputado Isauro Calais. Ainda esta semana, os emissários de Toninho Andrade vão a Barbacena e São João del-Rei para a mesma operação. As convenções para definição dos candidatos só ocorrem no ano que vem, mas quem tiver base sólida no interior sai na frente. Ademais, Toninho tem que se precaver, pois o deputado Mauro Lopes, secretário nacional do PMDB, é pai de Adalclever, que por si só é um dos caciques do partido em Minas.

Visita ao Memorial

O ex-ministro Ciro Gomes aceitou de pronto o convite para visitar o memorial Itamar Franco, presidido pelo ex-deputado Marcello Siqueira. Quando o ministro da Fazenda Rubens Ricupero foi flagrado confidenciando ao jornalista Carlos Monforte, da Rede Globo, que havia problemas no Plano Real, o presidente Itamar Franco não teve dúvidas. Aceitou o pedido de demissão do ministro e convidou Ciro, então governador do Ceará e o mais bem avaliado do país. Ele topou e levou o projeto adiante.

PUBLICIDADE

 

Articulação

A despeito de toda a pressão, não houve surpresa no resultado da votação do Plano Municipal de Educação. Já na véspera, os articuladores da base governista tinham votos suficientes para aprovação da matéria nos moldes defendidos pelo Governo. Nem mesmo as possíveis dissidências aconteceram.

PUBLICIDADE
Exit mobile version