O governador Romeu Zema usou sua conta do Twitter para falar da reunião com dirigentes da empresa Vallourec – um conglomerado francês que atua no setor da siderurgia -, quando foi apresentado um projeto de expansão do grupo em Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 220 milhões com a criação de 400 empregos temporários e 335 permanentes. Zema destacou que “o Governo vai trabalhar para trazer investimentos, gerar empregos e renda aos mineiros”. É uma boa oportunidade para reabrir conversas com o Grupo M. Dias Branco, que não desistiu, mas também não retomou os contatos para implantação de sua unidade em Juiz de Fora. Algumas lideranças voltaram a se movimentar e vão pedir empenho da instância política para uma audiência com o governador.
Almas em BH
Não se sabe se esse tema vai entrar na agenda do prefeito Antônio Almas, mas nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, ele vai se encontrar com o secretário de Governo, Custódio Mattos, e com a secretária de Impacto Social, Beth Jucá. Oficialmente, a meta é se inteirar das ações recentes do Governo e do que será feito pelas prefeituras, ora em graves dificuldades ante a falta de repasses obrigatórios do Estado. No início da semana, prefeitos de centenas de municípios fizeram uma manifestação na sede do CREA e se encontraram com Custódio.
Tucano fala por Zema
O deputado Luiz Humberto (PSDB), prestes a ingressar no seu sexto mandato, será o líder do Governo Zema na Assembleia. A articulação feita nos últimos dias foi referendada pelo governador, que precisa de um político experiente para defender sua agenda de mudanças no Legislativo. O parlamentar tem experiência, pois também falou pelo Governo de Antonio Anastasia e continuou na função quando o vice, Alberto Pinto Coelho, assumiu o mandato. No início, houve resistência de lideranças do Novo, partido do governador, mas as divergências foram, no fim, superadas.
Conselho da Acispes
Prefeitos de 26 municípios estarão reunidos, nesta quinta-feira, a partir das 9h, em Juiz de Fora, para a assembleia geral de prefeitos da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), para prestação de contas do exercício 2018 e eleição do Conselho Administrativo da instituição. Para o presidente da agência, Ormeu Rabello Filho, prefeito de Rio Novo, a reunião é uma oportunidade para expor aos gestores os desafios e as conquistas da entidade. “Em 2018, nosso esforço foi muito grande para equilibrar as contas e proporcionar aos municípios consorciados uma efetiva economia de custos. Para 2019, temos grandes expectativas de melhoria, principalmente no transporte de pacientes e na aproximação da Acispes com os municípios consorciados”, destacou.