Site icon Tribuna de Minas

Por falta de urnas, TRE deve fazer a fusão de seções eleitorais

PUBLICIDADE

Como a biometria não será exigida nas eleições municipais de novembro, 15.889.559 mineiros estão aptos a votar no dia 15, de acordo com dados apresentados pelo TRE, durante live nas plataformas digitais do Grupo Solar de Comunicação e na Rádio CBN Juiz de Fora, por meio do juiz auxiliar da presidência, Joemilson Donizetti, no programa Pequeno Expediente. A biometria já foi feita por 8.481.215 eleitores, significando um cenário de 53,38%. Ele disse que o Tribunal está pronto para realizar o pleito, mas destacou que algumas mudanças devem ocorrer, sobretudo nas seções eleitorais, embora os locais sejam mantidos. Como as urnas de 2006 e de 2008 estão obsoletas, não podendo ser utilizadas no pleito de 2020, o Tribunal tem um déficit de equipamentos que se agravou com o fato de Minas ainda ter que ceder 599 urnas para a Bahia por recomendação do TSE. O Estado tem 52.152 seções, mas somente 44.785 urnas, o que implicará em agregações de algumas delas para atendimento aos eleitores.

Plano será encaminhada a todas as Zonas Eleitorais

As Zonas Eleitorais já estão recebendo um plano do TRE para a tomada de providências, mas elas só serão efetivadas após a consulta que está sendo feita a todos os juízes eleitorais. Mas há prazo. Todo o trabalho deve ser concluído até o dia 3 de agosto para ser encaminhado posteriormente ao Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o juiz Joemilson Donizetti, o eleitor não terá prejuízo, pois os locais de votação serão mantidos de acordo com o que estão estabelecido pela legislação.

PUBLICIDADE

Justiça estará atenta às aglomerações, para evitar danos à saúde do eleitor e dos servidores

Na entrevista, o juiz ainda revelou ações em curso no Tribunal para proteção dos eleitores em faixa de risco tanto interna quanto externamente, mas destacou que não haverá definição de um horário específico para votação deste público, a despeito de todos os cuidados que poderão ser implementados no dia do pleito. Embora a Justiça Eleitoral só se manifeste mediante provocação, o juiz Joemilson Donizetti alertou que o Tribunal estará atento ao processo pré-eleitoral e também no dia do pleito, a fim de garantir que não haja aglomerações. A festa da democracia, acentuou, será feita mediante todos os cuidados para garantir a saúde dos eleitores e dos operadores da Justiça que estarão trabalhando no dia da votação.

Exit mobile version