Site icon Tribuna de Minas

Quase 1.500 pedem ao TSE para votar com o nome social

PUBLICIDADE

Balanço

O deputado federal Marcus Pestana (PSDB) visita a Prefeitura de Juiz de Fora nesta segunda-feira e irá se reunir com o prefeito Antônio Almas (PSDB). No encontro, o parlamentar federal vai levar ao conhecimento do novo chefe do Executivo local, seu colega de partido, um balanço de sua atuação no Congresso Nacional, bem como dos investimentos conquistados em favor de Juiz de Fora por meio de emendas parlamentares. Pestana também deve se colocar à disposição de Almas para apoiar os projetos da Prefeitura junto a ministérios e buscar por recursos, como o parlamentar afirma ter sido feito nos últimos anos, em que o ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB) ocupava o comando da Administração.

Stédile

Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Pedro Stédile visitou Juiz de Fora na última quinta-feira, quando participou do Encontro Regional de Direitos Humanos, organizado pelo Instituto Educação e Cidadania – Centro de Referência em Direitos Humanos. Responsável pela palestra final do evento, o discurso de Stédile deu contornos políticos e de defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso em Curitiba. O líder do MST defendeu a luta pela liberdade de Lula, mesmo considerando que, do ponto de vista eleitoral, o cárcere não inviabilizaria o potencial de Lula nas urnas.

PUBLICIDADE

Câncer

Júlio Delgado utilizou sua conta no Facebook para lamentar o fato de Minas Gerais ser o terceiro estado do país em número de mortes relacionadas ao câncer. “Sei que a batalha contra esta doença é enfrentada por muitas famílias, inclusive de pessoas próximas, e é por este motivo que eu tento fazer, do meu mandato parlamentar, um instrumento para dar conforto e tratamento adequado a estas pessoas”, afirmou o deputado federal juiz-forano. Ainda de acordo com o parlamentar, suas ações para tentar minimizar os problemas advindos da doença se deram por meio da destinação de recursos por meio de emendas parlamentares para hospitais públicos em todo o estado. Júlio também fez uma cobrança pública aos gestores da saúde. “Infelizmente, dependemos do Poder Executivo, responsável pela gestão na saúde, para implementar políticas públicas mais modernas e eficazes nesta área.”

Nome social

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, até a semana passada, 1.465 travestis e transexuais já haviam solicitado à Justiça Eleitoral a inclusão de seus nomes sociais no título de eleitor. Além disso, o TSE também informou que 791 eleitores pediram a alteração de sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. O nome social é a forma como transexuais ou travestis querem ser reconhecidos socialmente, enquanto a identidade de gênero estabelece com que gênero – masculino ou feminino – a pessoa se identifica. A opção pela autoidentificação foi reconhecida pelo TSE em sessão administrativa realizada no dia 1º de março deste ano.

PUBLICIDADE
Exit mobile version