Site icon Tribuna de Minas

Painel 21-01-16

PUBLICIDADE

Nova direção

No mesmo dia em que recebeu a lista tríplice que lhe foi encaminhada pelo Conselho de Amigos do Museu, o prefeito Bruno Siqueira acolheu um dos nomes e nomeou o arquiteto Antônio Carlos Duarte para o cargo de diretor-superintendente do Museu Mariano Procópio, função que já ocupou entre 1997 e 2004, na gestão Tarcísio Delgado.Duarte também é pesquisador, tendo como um dos seus mais recentes trabalhos o livro “Arquitetura Eclética – Juiz de Fora”, publicado com incentivo da Lei Murilo Mendes, que também financiou “Arquitetura Art Déco – Juiz de Fora” e já aprovou “Arquitetura Moderna – Juiz de Fora”. Sua nomeação, com a consequente exoneração do titular Douglas Fasolato, foi publicada na edição deste sábado do Atos do Governo.

PUBLICIDADE

Surpresa na lista

O prefeito Bruno Siqueira deve receber, em breve, a lista tríplice, elaborada pelo Conselho dos Amigos do Museu, para escolher o novo diretor do Museu Mariano Procópio. Em uma votação de resultado surpreendente, foram indicados Antônio Carlos Duarte – que já dirigiu a instituição -, Maria Lúcia Ludolf de Mello e Maria Clara Cirne. A votação foi secreta. Havia expectativa de aprovação, para o conselho, do nome do ex-vice-prefeito Sérgio Rodrigues, mas ele não obteve a votação suficiente para a indicação. Sem participação no conselho, sua eventual inclusão na lista tríplice se inviabilizou.

PUBLICIDADE

Na frente

Como já se esperava, a instância política saiu na frente. O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) protocolou ontem um requerimento para abertura de uma comissão de investigação sobre a morte do ministro Teori Zavascki, vítima de acidente aéreo na quinta-feira. Ele entende que o Congresso não pode esperar o fim do recesso, devendo dar início imediato às investigações. Pelas redes sociais, inclusive de familiares do ministro, há discussões sobre o acidente.

PUBLICIDADE

Articulações

Nos bastidores, foi exatamente essa a estratégia colocada em ação. Vários conselheiros lembravam que não tinham nada contra Sérgio, por quem, aliás, manifestaram admiração, mas consideraram que a indicação no mesmo dia da escolha da lista tríplice soava como um processo em que o resultado já era previsível. Para destacar que nada era pessoal, muitos dos conselheiros são notoriamente eleitores do prefeito Bruno Siqueira, por quem também nutrem respeito pelo trabalho. A forma como o caso teria sido conduzido é que acabou comprometendo o processo.

PUBLICIDADE

Serenidade

O prefeito Bruno Siqueira teria recebido o resultado com naturalidade, pois escolhas e eleições fazem parte do jogo político. Não se sabe, porém, qual é a sua preferência, embora todos os indicados tenham conhecimento de causa para dirigir o museu.

Exit mobile version