Saia justa
O deputado Rodrigo Pacheco, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, um dos convidados do encontro regional do PMDB, neste sábado, em Juiz de Fora, colocou o PSDB numa saia justa ao indicar o deputado Bonifácio Andrada para relatar a denúncia contra o presidente Michel Temer. Os tucanos só perceberam os danos depois de Andrada tomar as primeiras medidas e exigiram que ele desistisse. Como Andradinha bateu o pé, a cúpula do PSDB o retirou da CCJ, mas não contava com a ação do Governo, que foi mais rápido. O Palácio do Planalto manobrou, e o relator ocupará a vaga do pastor Marco Feliciano, do PSC. Dependendo do parecer, que deve ser favorável ao presidente Temer, a conta vai cair no colo do PSDB.
Tucanos divididos
O partido continua dividido, e o próprio gesto de liberar a bancada na votação do relatório a ser produzido por Andrada aponta para o impasse entre os chamados “cabeças pretas” e o grupo liderado pelo senador Aécio Neves. Os jovens tucanos querem distância de Temer e votariam até pelo seu impeachment. A corrente aecista tem o discurso de levar a atual administração até 2018, pois o país, no seu entendimento, não comportaria um quarto presidente em tão pouco tempo. O debate vai ocupar o fim de semana.
Grupo autêntico
Enquanto isso, o encontro do PMDB, neste sábado, em Juiz de Fora, também terá seus momentos. É que, no início da semana, como o Painel divulgou, foi aprovado um manifesto pregando a volta do partido às suas origens. Não se sabe se o texto será apresentado ao presidente do diretório estadual, Antônio Andrade, e se esse, diante dos termos, assinaria embaixo. Toninho é aspirante ao Governo de Minas, mas também não descarta uma candidatura ao Senado.
Sustentabilidade
Os militantes do Rede Sustentabilidade voltam ao Calçadão da Rua Halfeld, neste sábado, para dar continuidade ao projeto “Rede na Rua”, mostrando para a população o resultado da ação de conscientização feita em vários pontos da cidade. Foram tiradas fotos apontando a situação dessas regiões e o que deveria ter sido feito para recuperá-las,sobretudo nos pontos degradados às margens do Rio Paraibuna.