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A atuação do Business Partner nas organizações

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A área de gestão de pessoas vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas, afinal, elas são os recursos mais valiosos das organizações. E apesar da área de Recursos Humanos ser relativamente nova, sua busca por evolução é constante, muito pelo fato de que as empresas reconhecem a importância desses profissionais e sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Quando é permitida a participação ativa desse setor, as mudanças promovidas são refletidas em todos os departamentos. Com isso, o setor de pessoas viu a necessidade de se posicionar, ganhar espaço e contribuir ativamente para todas as decisões internas das empresas.

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Por esse motivo, um cargo tem ganhado visibilidade e crescido aos olhos das grandes corporações, o Business Partner.

Também conhecido como BP ou parceiro do negócio, essas pessoas conseguem estar em uma posição estratégica para promover a aceitação da área de RH dentro da empresa com objetivo claro de oferecer ferramentas que ajudem na tomada de decisões.

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Como surgiram os Business Partners

Criado por David Ulrich, no livro Human Resource Champions, na década de 1980. A ideia era que esse profissional promovesse o alinhamento estratégico entre a área de pessoas e os negócios da empresa, que preenchessem o gap que existia entre a operação e o RH setorizado.

No livro, Ulrich pontua as dificuldades enfrentadas pelos líderes que não possuem conhecimento em ferramentas de gestão e muitas vezes não se reconhecem como os responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas, assim como as dificuldades enfrentadas pelo RH setorizado em compreender algumas necessidades dos gestores. Desse princípio é que surge a proposta de um profissional mais generalista.

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E para que isso aconteça, o BP deve estar totalmente inteirado sobre os assuntos do negócio, conhecer o público-alvo e os objetivos da empresa.

Na empresa, o papel do BP é munir os outros colaboradores com ferramentas e práticas que internalizem o propósito da cultura organizacional, contribuindo para que essa se torne algo natural para todos.

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Em relação aos líderes, ele deve utilizar formas que os conscientizem sobre o papel de gestores de pessoas, onde todos compreendam a importância do seu papel para desenvolver os liderados e mostrar para estes o caminho que deve ser trilhado para atingir os objetivos da organização, entendendo a sua importância nessa engrenagem, fazendo com que as necessidades de ambos sejam atendidas, formando um fluxo de trabalho colaborativo.

Com conhecimento em todos os subsistemas do RH e com um perfil mais generalista de atuação, o Business Partner é capaz de promover a valorização do capital humano frente aos desafios enfrentados pelas organizações, sem perder o foco no objetivo do negócio.

A importância do alinhamento da estratégia da organização com o uso da expertise do Business Partner

O BP precisa saber alinhar sua estratégia de atuação e prática de gestão com as estratégias de negócios. Para isso, ele deve conhecer o negócio e as necessidades do cliente interno e externo. Esse processo precisa ser feito com o trabalho de campo, todo esse processo vai agregar valor ao seu trabalho na organização.

Também é importante que os gestores contribuam para a inserção do BP nos assuntos e decisões da empresa, pois ele possui a capacidade de influência para mudar esse cenário, tendo opiniões embasadas em números, indicadores da área e do negócio.

Parte das funções de um BP é apresentar estratégias para a melhoria da comunicação, motivar a gerar engajamento nos colaboradores, além de ajudar a empresa e se tornar inovadora dentro da sua estratégia de negócio.

Todo esse trabalho impacta diretamente na cultura organizacional e no perfil de liderança esperado pela organização. Com isso, fica claro que o Business Partner é o especialista do capital humano, através dos seus conhecimentos de gestão de pessoas e o pensamento sistêmico, utilizados para melhorar todos os aspectos na evolução do negócio.

Com essas funções, ele precisa ser um mediador e mantenedor da cultura organizacional, que proteja os valores com os funcionários e mostre para esles a importância do seu papel dentro da empresa.

O Business Partner também prepara os líderes para atuar diretamente na gestão de pessoas. Ao trabalhar com uma visão macro da empresa, ele se torna “um guardião” da cultura e do clima organizacional.

Uma boa maneira de fazer isso é analisando a estrutura da organização, como as pessoas vivenciam a organização e desenvolvem suas funções alinhadas a um propósito que seja motivador e torne seus colaboradores produtivos em ambientes favoráveis durante a execução dos trabalhos, tendo, assim, o posicionador estratégico na gestão de pessoas e do negócio.

O BP precisa ter uma visão holística e “olhar do topo” para reconhecer as necessidades da empresa. Existem algumas ferramentas que o permitem identificar em qual nível os colaboradores se encontram e, com isso, poder oferecer apoio para o desenvolvimento.

Com essas ações, o objetivo é descobrir com que tipo de empresa os talentos se sentem atraídos e, dessa forma, propor mudanças necessárias e atingir esse patamar. Além disso, identificar quais líderes possuem mais destaque na organização e estabelecer um perfil que se aproxime a este, para recrutar e desenvolver na empresa através de treinamentos e acompanhamentos.

Ele também precisa ter domínio sobre as métricas da área e da atuação da organização, para saber exatamente que tipo de trabalho pode ser feito para adequar ao que se espera. Não existe uma fórmula mágica, é necessário conhecer muito bem o negócio e entender a sua estratégia para alinhar as necessidades.

Ao traçar uma jornada que defina a entrada de um BP na empresa e trabalho de desenvolvimento em uma organização, é possível definir toda a estratégia do negócio e, assim, sua atuação será influenciar a liderança-chave e apresentar, com estratégias, quais devem ser os resultados e entregas, e depois, oferecer feedbacks que promovam mudanças e inovações, sempre que necessário, calibrando as expectativas da organização com o resultado entregue.

O grande diferencial de ter um Business Partner na equipe é ter um profissional completo que vai promover os resultados e que garanta a internalização de todos os processos e da importância de cada membro da organização para se atingir os resultados.

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