O processo de atrair os melhores talentos do mercado tem se tornado um desafio para os recrutadores, profissionais preparados e com bons currículos e comportamentos desejados estão em uma posição de escolha do futuro empregador. Em contrapartida, as empresas precisam conscientizar sobre a importância, não só de atrair, mas reter bons talentos.
O Employer branding ou marca empregadora é um conceito que fala sobre modo como sua empresa se comunica com o público em geral, mostra a “impressão” que a empresa transmite. Essa ideia está diretamente ligada ao grau de atração dos melhores talentos e profissionais que se conectam com a cultura organizacional.
Mas para que o público tenha a imagem da empresa como boa empregadora é necessário usar estratégias que promovam a boa reputação e atraia os candidatos desejados. Além de atrai e reter os melhores talentos, o employer branding é capaz de conquistar clientes fiéis.
O mundo do recrutamento está em constante mudança e sua principal característica é um mercado competitivo que busca as pessoas adequadas aos objetivos da organização, isso faz com que algumas empresas tenham muita oferta de profissionais, mas outras estejam na busca constante e não encontrem o profissional adequado. O que fazer nessa situação?
O primeiro passo é melhorar o nível de relacionamento entre as empresas e seus funcionários. Olhar como está a satisfação dos funcionários, algumas ferramentas iniciais devem ser pautadas nos índices de turnover e o uso da pesquisa de clima. Esta deve ser feita de forma imparcial e fazendo uso das informações para repensar as estratégias de retenção e cultura organizacional.
Porém, é muito importante que a empresa esteja aberta a ouvir e a promover ações que gerem a satisfação e engajamento dos funcionários, com isso, eles se tornam os primeiros divulgadores da empresa.
Outras ferramentas importantes nessa promoção de marca empregadora ocorre com uma estratégia de marketing bem sucedida, além disso a empresa que está disposta a passar por essas mudanças deve manter um fluxo de ações constantes, esses são alguns exemplos:
- A cultura da empresa precisa estar consolidada e em alinhamento com os objetivos da empresa;
- O modo como as vagas são divulgadas devem refletir a realidade da empresa, com linguagem adequados ao cargo e ao público esperado;
- O engajamento dos funcionários deve ser reforçado per ações do endomarketing;
- A participação da empresa em eventos e ações na comunidade que está inserida reflete positivamente o seu posicionamento e preocupação;
- Promover a marca da empresa de um modo que transmita informações e não apenas um produto ou serviço.
Para que o processo seja bem estruturado é importante fazer com que a recepção dos novos funcionários traduza tudo o que foi informado durante o processo seletivo e que a impressão passada antes de sua contratação seja sentida em no dia a dia.
Nesse contexto, existe outra tendência que vem sendo praticada nos últimos tempos, o employee experience ou a experiência do funcionário, objetivo é promover o bem estar do funcionário durante sua permanência na empresa e executando suas atividades.
A experiência do funcionário coloca o funcionário como foco central das ações da empresa, buscando possibilidades de desenvolvimento e crescimento, buscando um ambiente físico, tecnológico favoráveis que trazem um comprometimento e a valorizem seu conforto e opiniões, tornando o funcionário fiel às necessidades de entregas da empresa.
Todas essas ações refletem diretamente na atratividade das vagas, contribuindo por um recrutamento de qualidade, além de gerar opções e um banco de talentos interessante.