Em uma organização é comum as pessoas receberem Feedback’s de melhorias em tarefas que julgam ter dificuldades e por isso começam a focar somente nessas tarefas, resultando frustação e desmotivação no setor/função que trabalha. Por que isso acontece?
De acordo com o autor “Donald O. Clifton” que escreveu o livro “Descubra seus Pontos Fortes 2.0” e criador do teste para que as pessoas se conheçam melhor e com isso desenvolver suas maiores habilidades, o primeiro passo para ter sucesso é o autoconhecimento.
O autoconhecimento permite que as pessoas conheçam as suas características principais sendo elas positivas ou de melhoria. Uma outra vantagem de se autoconhecer é que com ele, conhecemos o que nos torna vulnerável e com isso temos a oportunidade de lidar melhor com as situações e nos tornar mais fortes diante dela, amadurecendo e desenvolvendo nosso emocional, aumentando nossa auto confiança necessária para tomadas de decisões, para planejar o futuro e para a definição de planos e metas mais eficientes.
Depois que já passamos pelo primeiro passo e já evoluímos como indivíduos e identificamos nossa melhor área de atuação, entramos no segundo ponto que é trabalhar ativamente para aprimorar o que temos de melhor. Muitos acabam gastando toda sua energia e esforço para consertar o seu desempenho nas áreas em que não se saem muito bem, se tornando colaboradores frustrados, desmotivados e que não acreditam no seu potencial.
No livro, o autor traz essa insatisfação informando que somente 20% dos funcionários em suas organizações sentem que seus pontos fortes estão sendo utilizados e 80% gasta seu tempo em torno de superar seus pontos fracos e não de aprimorar os seus pontos fortes, sendo que é notório que os colaboradores progridem de forma mais eficaz quando corrigem os seus pontos fracos.
Muitos casos de Ansiedade e Depressão em colaboradores surgem pelo sentimento de fracasso. Com isso percebemos que é preciso aprimorar nossos pontos fortes e administrar os nossos pontos fracos e assim construir uma carreira e vida pessoal ao redor de seus talentos.
Se você focar nos seus pontos fracos, irá fazer você ser apenas mediano naquela tarefa, mas desenvolvendo seus pontos fortes você se permite chegar em um nível muito maior.
Por fim, é necessário conciliar nosso talento, nosso conhecimento e nossa técnica. Onde o talento é uma maneira natural de pensar, sentir ou se comportar; o conhecimento é o tempo dedicado a aprender algo, e a técnica. Com essa junção nossos PONTOS FORTES irão alcançar resultados muito maiores.
Após essa reflexão percebemos que construir uma organização baseada em forças e permitir com que os pontos fortes dos colaboradores sejam valorizados e não as falhas, contribuem para produtividade e para o sucesso naquilo que você sempre desejou.