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Cliente Oculto: o que é e como essa prática pode aperfeiçoar a experiência dos seus clientes

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Você já se perguntou se a sua empresa supera as expectativas dos seus clientes, criando experiências marcantes? A transformação digital e a era da internet trouxeram mudanças nos mais diversos padrões conhecidos e não foi diferente com o comportamento dos consumidores. Com a vasta oferta de produtos e a competição cada vez mais acirrada pelo preço, os novos consumidores procuram marcas que ofereçam melhor custo benefício atrelado a uma experiência gratificante e com mais emoção nas suas interações.

Para conseguir alavancar a performance do time e capacitá-lo para proporcionar um atendimento diferenciado é preciso, primeiramente, conhecer profundamente o seu desempenho atual, reconhecendo os seus diferenciais e os principais pontos de atenção. É nesse momento que o Cliente Oculto mostra o seu valor e importância.

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Essa metodologia pode ser descrita como uma auditoria das interações com clientes, por meio de uma avaliação detalhada do atendimento oferecido sob o ponto de vista do consumidor. Dessa forma, é possível avaliar se as práticas criadas visando o aprimoramento da experiência do cliente estão sendo seguidas e se têm o efeito desejado no público.

Para uma avaliação embasada, é preciso seguir alguns passos:

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Ao final da aplicação dessa metodologia, a empresa terá diversos benefícios:

Essa experiência pode proporcionar à empresa uma análise crítica e imparcial, criando experiências diferenciadas que incentivem o cliente a se fidelizar à sua empresa e marca. 

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No Grupo Larch, a prática de Cliente Oculto tem sido uma ferramenta fundamental de diagnóstico e análise para a implementação de medidas de melhoria em parceiros em diversos segmentos. Dependendo do diagnóstico da pesquisa é possível propor ações mais assertivas de desenvolvimento, como treinamentos de vendas, implantação de sistemas e controle de ações.

Um dos casos de sucesso da aplicação dessa metodologia aconteceu em um dos nossos clientes, cuja marca está presente em três estados diferentes. O serviço oferecido, o público alvo, as promoções e demais políticas de atendimento eram padronizadas entre as unidades. Para validar se todas estavam utilizando corretamente as diretrizes propostas, foi realizado um Cliente Oculto nas seis unidades. 

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Primeiramente, a empresa apontou os aspectos que desejava validar: mensagem padrão de boas vindas, promoção vigente, forma de abordar, receptividade durante o atendimento, qual seria o comportamento dos atendentes caso acontecesse uma desmarcação ou um no-show e se os canais de atendimento foram utilizados corretamente.

A coordenadora do processo entrou em contato com todas as unidades e recebeu atendimentos com diversos aspectos divergentes do padrão. Além dela, outras 4 pessoas entraram em contato com cada filial e metade das pessoas foram até o atendimento presencial.

Como resultado, foi observado que alguns dos padrões de atendimento estabelecidos não eram seguidos, nem todos os WhatsApp estavam configurados com a mesma mensagem de recepção, algumas unidades não chegaram a responder os contatos, o cliente não foi procurado caso faltasse o compromisso. Por outro lado, percebeu-se que, em relação ao principal concorrente, o atendimento era mais humanizado, a disponibilidade de horários era mais vasta, o resultado dos serviços eram diferenciados. 

A partir desse diagnóstico, foi possível tratar os pontos de atenção na causa raiz, proporcionando uma experiência cada vez melhor para o cliente e trazendo mais retorno para a empresa.

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