Site icon Tribuna de Minas

Contratou? Agora é hora de acolher e integrar. A importância do onboarding para a retenção de talentos

PUBLICIDADE

Onboarding é o termo em inglês para designar o processo de integração de um colaborador recém admitido na empresa. Trata-se do conjunto de procedimentos que têm como objetivo adaptar e capacitar os profissionais a cultura da organização, bem como aos objetivos de sua função.

Apesar do alto número de profissionais disponíveis no mercado de trabalho, nem sempre é fácil encontrar o profissional ideal, que atenda aos requisitos técnicos e comportamentais da vaga e que tenha fit cultural com o negócio. Imagine então perdê-lo nos primeiros meses por dificuldades de adaptação e sinergia. Felizmente, há formas de potencializarmos nossa acolhida, garantindo qualidade nesse processo e encurtando o tempo de adaptação de novos colaboradores. Uma delas é o onboarding.

PUBLICIDADE

Alguns ganhos alcançados quando implantamos um bom processo:

Mas por onde começar?

Um bom onboarding inicia-se no recrutamento e seleção. Durante esse processo a empresa vende uma imagem ao público externo. Empresa familiar e paternalista, empresa competitiva e agressiva, empresa moderna e tecnológica. É muito importante essa imagem condizer, com a realidade dos processos que o novo colaborador irá encontrar.

PUBLICIDADE

Ex.: Uma empresa é tida como moderna e tecnológica porém, no processo de contratação, existe uma série de burocracias engessadas e pilhas de papéis para serem preenchidos.

A incoerência trará insegurança ao recém contratado. Portanto, vale a reflexão: “Meus processos internos ratificam minha imagem de marca?”

PUBLICIDADE

Garantindo coerência de imagem, outras ações práticas podem fazer toda diferença:

O onboarding como todo deve durar cerca de três meses e espera-se que com esse acompanhamento o novo colaborador se adapte com mais rapidez e eficácia e consiga entregar resultados para a organização num tempo menor, corroborando com o esforço feito para atrair os melhores talentos no mercado.

PUBLICIDADE

Exit mobile version