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Geomarketing: o que é e como criar uma estratégia eficiente?

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“Diga-me com quem andas e eu direi quem tu és”. Ou melhor dizendo, “diga às marcas por onde você anda, e elas saberão quem você é”. Essa é uma boa adaptação ao ditado popular para podermos contextualizar no nosso dia-a-dia o que é o geomarketing.

Conhecida também como inteligência geográfica de mercado, o geomarketing é uma estratégia de redução de custos, incremento de vendas e melhoria de resultados, através do uso de informações georreferenciadas. Ele pode ser definido como a área que estuda as relações entre as estratégias e políticas de negócios e o território ou espaço onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de distribuição se localizam.

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Usada nas mais diversas áreas, essa ferramenta existe desde a metade do século XX, onde inicialmente era feita de forma offline, progredindo com a evolução tecnológica até a vasta gama de possibilidades que encontramos hoje.

Inicialmente, eram estudados mapas para que as empresas pudessem tomar decisões melhores sobre o mix ideal de produtos, estrutura, preços e estratégias de marketing e vendas para cada território, de acordo com o padrão de consumo da região.

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Já no mundo digital, o geomarketing passou a contar com uma infinidade de dados disponíveis e constantemente atualizados. A geolocalização dos celulares (quando consentida pelos usuários) é divulgada para as empresas e permite que estas acompanhem cada passo de seus clientes.

Com isso, as empresas têm as coordenadas geográficas de seu sucesso, já que podem conhecer melhor os interesses e hábitos de seus consumidores e então traçar estratégias condizentes com essa realidade.

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Atualmente o geomarketing tem lidado, principalmente, com questões como:

Os benefícios de uma estratégia geomarketing:

A utilização desta estratégia pode trazer muitos benefícios à empresa, como:

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Como criar uma estratégia de geomarketing?

Alinhar o geomarketing à sua estratégia pode ser realizado de diversas formas, dentre as quais é possível destacar:

Dessa forma, podemos elencar 3 passos chaves para garantir o sucesso destas ações:

  1. Planejamento: estruturar quais os objetivos com essa estratégia, orçamento, equipe responsável e quais ferramentas serão utilizadas;
  2. Escolher a(s) ferramenta(s) adequada(s), considerando:
    1. Se as informações disponibilizadas pela solução atende ao segmento em que a empresa atua e se os dados do setor estão atualizados;
    2. A facilidade de uso da ferramenta;
    3. Possibilidade de customização que permita o cruzamento de informações geográficas do mercado com dados da própria empresa e do mercado;
    4. Atualização constante para manter em dia as inovações e tendências.
  3. Acompanhar os resultados através de pesquisas de satisfação e ter canais de comunicação com o usuário são ações que facilitam a análise dos resultados do geomarketing.

As principais ferramentas de geomarketing

Há no mercado atualmente diversas ferramentas capazes de auxiliar no processo de geomarketing, dentre as quais há opções pagas e gratuitas. As ferramentas grátis ajudam a ter insights básicos em questões como concentração populacional, renda, mapeamento de unidades em operação e concorrência. Entretanto, essas ferramentas possuem uma baixa precisão, análises lentas e superficiais e podem trazer riscos às decisões estratégicas de negócio, caso não sejam bem utilizadas. Se as informações encontradas ressaltarem a necessidade de tomada de decisões importantes, a contratação de ferramentas profissionais é indicada para a otimização dos resultados.

Algumas ferramentas gratuitas:

Tipos de geomarketing

Existem diferentes tipos de Geomarketing, dentre os quais podemos destacar:

Dessa forma, é possível perceber a enorme gama de oportunidades que o geomarketing abre para aquelas empresas que apostam nesta estratégia inovadora. Então porque não dar mais um passo em direção ao sucesso da sua empresa?

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