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Jornada do cliente: o que é e como devo estruturar o processo?

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A jornada do cliente é uma representação do caminho que o consumidor percorre desde o momento em que conhece a empresa e ainda é um cliente em potencial, até o momento da renovação ou recompra, se tornando ou não um cliente fidelizado.

Uma jornada de compra se inicia ainda no momento de identificação e busca por informações a respeito do que a empresa tem a oferecer, passa pelo processo de compra e pela fase de utilização.

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Dessa forma, podemos dizer que a jornada do cliente é um conjunto de experiências que o cliente tem a partir de pontos de interação com sua empresa. Assim, a complexidade e o tamanho da jornada podem variar conforme o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Por que mapear a jornada do cliente?

Atualmente uma cultura customer centric, que tem o cliente no centro da estratégia da empresa, e o cuidado das suas interações com a empresa, está deixando de ser um diferencial para as empresas que almejam longevidade no mercado.

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Para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada precisamos entender as necessidades, o processo de decisão e o caminho percorrido pelo nosso cliente até chegar em nosso serviço.

Quando olhamos para a jornada do cliente, passamos a olhar para o negócio pela perspectiva dele, o que é fundamental para identificar o quanto as estratégias usadas funcionam e o que é possível ser melhorado.

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Essa análise da jornada do cliente também motivará a equipe a pensar soluções para as dores dos nossos clientes, buscando, cada vez mais, melhorar a experiência dele.

Ter a jornada mapeada nos ajuda a entender melhor as etapas pelas quais o cliente passa, como é o contato, que valor entregamos e quais são as suas principais dificuldades que ele encontra, nos ajudando a personalizar esse caminho e direcionar nosso cliente para o resultado desejado.

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Como criar o mapa da jornada do seu cliente?

Se sua empresa já está em funcionamento, o primeiro passo é conhecer e compreender o caminho atualmente percorrido pelo seu cliente, e depois realizar as adaptações necessárias. Para facilitar a compreensão de todo o processo, a melhor forma é transformá-lo em algo visual para todos.

Entenda desde o momento que o cliente descobre a sua empresa até o momento da decisão de recompra ou renovação do serviço.

As etapas da jornada podem ser divididas em:

Para desenhar a jornada ideal do seu cliente outros passos além do reconhecimento da jornada atual, como o conhecimento por completo do seu produto ou serviço e realizar pesquisas com os clientes, podem ser importantes para que você consiga gerar insights e melhorias.

Na elaboração da jornada ideal:

  1. Tenha em mente as personas do seu negócio, elas te ajudam a entender para quem você está vendendo e quais as necessidades dessas pessoas
  2. Crie etapas claras na jornada. Toda jornada precisa de começo, meio e fim. Defina o que o cliente espera em cada uma das etapas, a estratégia a ser utilizada e os marcos que representarão a mudança entre uma etapa e outra.
  3. Determine os pontos de contato ou touchpoints e a estratégia para cada um deles. Eles são os meios pelos quais seus clientes e possíveis clientes interagem com a sua empresa. Alguns exemplos de pontos de contato são: Ligações, lojas físicas, anúncios e e-mails.
  4. Identifique as dificuldades que o seu cliente passa durante a jornada e pense adaptações que as minimizem melhorando a experiência do seu cliente

Manter o foco no seu cliente em todas as etapas da jornada fará com que ele seja impactado pela experiência com sua empresa ao ponto de não repensar sua decisão de compra. E agora, vamos colocar em prática? O que pode ser melhorado na jornada do seu cliente para minimizar as dificuldades e aumentar a chance de sucesso?

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