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Oratória – Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público!

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Você já passou por alguma situação onde teve que se apresentar em no máximo cinco minutos e não sabia por onde começar? 

Já sentiu aquele frio na barriga e se deixou dominar pelos sentimentos negativos do medo de falar em público? 

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No artigo de hoje, vamos falar mais sobre comunicação assertiva e algumas dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público, através da oratória

Tudo começa pela sua comunicação, segundo Peter Drucker, “60% de todos os problemas das empresas resultam de falhas na comunicação”.  

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Mas você deve estar se perguntando, o que é uma comunicação assertiva? Ser assertivo não é falar pouco, mas também não é falar muito. E muito menos falar difícil, como muitos pensam. Mas como assim, então o que é ser assertivo?

Nós falamos pouco quando pressupomos o que o outro já sabe sobre o assunto e que já possui as informações passadas. E falar muito, é quando nós falamos tudo que consideramos importante, mas será que o outro realmente precisa saber tudo que você sabe, antes de nos comunicarmos, precisamos pensar se o conteúdo que estamos passando, será importante para o outro.

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Por exemplo: Se um médico precisa fazer uma conscientização na televisão sobre a importância de lavar as mãos, o mesmo precisa entrar em detalhes sobre as trocas celulares e reações químicas que ocorrem no corpo humano? Mas e se o mesmo médico é um professor na faculdade de Medicina? São públicos diferentes, certo? Então precisamos ter diferentes critérios no momento da comunicação, entendendo primeiramente se o conteúdo é importante para o receptor.

Para ter uma comunicação assertiva e eficiente, o ideal é ter uma comunicação clara, simples e primacialmente se certificar de que os dois lados (emissor e receptor) entendam a mensagem.

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Segundo Simon Sinek, “Não importa o quanto você sabe sobre algo. O que importa é a facilidade com que o outro consegue te entender”.

Sendo assim, quando se trata de assertividade na comunicação, nós devemos falar menos sobre nós mesmos e entender o que importa para o outro, simplificando sua comunicação e falando a língua do seu público.

A principal dica quando se trata de comunicação, é sempre que for se comunicar, seja por e-mail, um áudio, uma ligação ou uma grande apresentação, comece se perguntando: Qual resposta eu espero da outra parte? O que eu espero que ele(a) pense, sinta ou faça? A partir desses pontos, você saberá quais são as informações que deve passar para o seu público. 

O primeiro passo para uma oratória eficaz, é o autoconhecimento. Pense, o que você tem a dizer? Qual mensagem você deseja passar? 

Pense em um grande orador que admira. Pensou? Então, os grandes oradores possuem uma mensagem muito clara para passar ou que desejam defender, se comunicam com pessoas diferentes e prendem a atenção delas. 

E você já parou para pensar qual é o seu estilo de comunicação? Seu discurso é mais técnico, engraçado ou filosófico?  

Não existe uma receita de bolo para a oratória, o importante é você entender o seu estilo de comunicação e ser autêntico na mensagem que deseja transmitir. 

Mas falando um pouco sobre oratória, podemos considerar três pilares importantes, sendo esses: o autoconhecimento, que pode ser considerado seu estilo enquanto orador, respiração/voz que podem ser considerados, a dicção, volume, ritmo, ênfase e entonação da sua voz e por último o corpo que tem a ver com sua postura, rosto, gesto e movimento. Esses três pilares contribuem para a mensagem que deseja passar ao seu receptor, o conteúdo e até o layout da apresentação, são os últimos aspectos analisados pelo público de uma forma geral. 

 

E como realizar uma apresentação pessoal e encantar o seu público? 

Comece dividindo sua apresentação pessoal em três pilares, sendo esses: Empatia, Credibilidade e Jornada do Herói. 

Quando se trata de uma boa apresentação pessoal, o primeiro passo é criar um rapport com seu receptor e para isso, é importante que esse tenha empatia através da sua fala, faça uma abordagem sobre sua família, amigos, interesses, esportes que pratica, atividades, bichos de estimação e até um fato engraçado/curioso sobre você. 

Nesse primeiro momento, é muito importante, criar uma conexão com seu público e a primeira forma de criar uma relação com o público é por meio da sua imagem. As pessoas se conectam a você primeiro, depois, ao que você fala. 

Após o seu público ter criado uma empatia e até se identificado com alguns pontos sobre sua vida pessoal, é hora de falar sobre sua vida profissional e transmitir credibilidade para a mensagem que deseja passar. Fale sobre sua posição atual na empresa, experiência profissional quantificada (anos de experiência, quantidade de clientes atendidos), empresas onde já trabalhou e/ou clientes que já atendeu ou impactou.

 

E por último, quem é que não gosta de uma ótima história de super herói? Quando você conta histórias, se conecta às pessoas. 

Mas calma, não necessariamente você precisa ser um grande super herói e ter várias histórias inspiradoras, muitas pessoas pensam que não tem nada de interessante para contar, mas com certeza durante sua trajetória profissional você cometeu erros e teve acertos que podem ser compartilhados, pense que você pode ajudar muito uma outra pessoa com sua história de vida. Nesse pilar, você pode abordar sobre sua trajetória desenvolvendo alguma habilidade, como começou, erros que cometeu, momentos de superação, aprendizados e como sua carreira se beneficiou com a habilidade. 

 

Para criar um storytelling (STORY – história em si e TELLING – forma de contar), você precisa pensar no que o seu público quer ouvir, assistir e sentir através das suas histórias e assim, se conectar a você. Quando conhecemos uma pessoa, nos fazemos mesmo que de forma inconsciente duas perguntas: Posso confiar nessa pessoa? Posso respeitar essa pessoa?

Para fazer uma apresentação e contar uma história envolvente, o primeiro passo é conhecer a sua persona, para assim, criar uma estratégia completa sobre sua apresentação. Comece listando os seguintes tópicos: Seu nome, idade, onde mora, onde trabalha, qual o seu cargo, quais são seus valores, suas dores, o que você faz no dia a dia, quais são seus medos, o que você consome no dia, e qual é o seu sonho. Após realizar uma auto reflexão, monte sua história baseando-se na sua persona. 

Todos nós, de alguma forma, somos influenciadores, por isso, após identificar sua persona, identifique quem é seu público e utilize as técnicas certas no momento da comunicação. 

Um discurso emocionante, faz as pessoas se reconhecerem, através da sua história. Por isso, seja vulnerável, aceitando seus erros e compartilhando com os outros que nem sempre acertamos. 

Então, podemos finalizar, resumindo que para ser eficiente ao se comunicar, é importante que você conecte os pontos da comunicação e saiba: O que você quer falar, e qual ideia quer defender. Esse é o primeiro passo e é necessário que esteja muito claro. 

Entenda qual é o seu público. Afinal, você precisa criar conexão de alguma forma para que a sua ideia seja ouvida. 

 

Espero que através desse texto, você tenha aprendido um pouco mais sobre as bases de uma comunicação eficiente para potencializar o impacto da sua mensagem. A comunicação é como um presente que você oferece a quem vai te escutar, então antes de falar, lembre-se que não é apenas O QUE, mas COMO você fala!

 

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