Você já se preocupou em identificar quais ações são eficientes para sua empresa? O segredo para elaborar ações eficientes está no direcionamento.
Para ter um bom retorno vindo das ações da sua empresa é preciso conhecer muito bem o seu público, quais possuem mais chances de comprar o seu produto/serviço e ter uma comunicação direta com ele.
Para isso, o marketing possui duas maneiras de conhecer os possíveis clientes: o público alvo, e as personas, cada um com suas características e aplicações específicas.
O público alvo
Público alvo é uma definição com vínculo mais social, econômica e demográfica de quem pode ser um cliente. Geralmente, um público alvo significa definir características como estado civil, formação, gênero, idade e hábitos de compra,
Para isso,é preciso traçar algumas características gerais, como:
- O produto será destinado à pessoa física ou jurídica?
- Ele é destinado apenas a um gênero? se não, é mais consumido por homens ou mulheres?
- Qual a média de idade das pessoas que vão consumir o seu produto?
Há alguns anos, o Público Alvo era o primeiro passo para direcionar ações de marketing, mas com as inovações trazidas pelo marketing digital, novos hábitos de consumo e maior segmentação de mercado, foi necessário desenvolver uma forma mais exata de percepção sobre o cliente para garantir ainda mais a eficiência das ações.
Atualmente, ele ainda é utilizado em situações específicas que envolvam menos pesquisa de mercado, como o desenvolvimento inicial de um novo produto, dando um panorama mais abrangente de um cliente ideal.
As Personas
Com os novos hábitos de consumo e segmentação de mercado, a forma encontrada para obter mais detalhes sobre clientes de uma empresa foram as personas.
Elas são personagens semi fictícios que tem como objetivo representar e compreender diferentes tipos de clientes, mapeando atitudes e comportamentos que podem ser apresentados diante do seu produto, serviço, e até mesmo da própria empresa.
Além dos elementos abordados pelo público alvo, as personas desenvolvem um nome fictício, uma breve história sobre o dia a dia, profissão, hábitos de compra, redes sociais favoritas, hobbies, valores, dores relacionadas ao produto que a sua empresa oferece e ambições, por exemplo, para gerar maior conexão com a equipe. E justamente por isso, as estratégias e ações desenvolvidas serão mais focadas e eficientes.
Além disso, definir personas garante a percepção de insight e gatilhos mentais poderosos para melhorar os resultados da empresa, como uma melhor linguagem, em quais redes sociais investir em anúncios, conteúdos e formatos a serem abordados, palavras chaves, momentos de oferta e estilo e periodicidade de marketing direto, por exemplo.
Apesar de ser uma representação semi fictícia, para definir uma persona é preciso fundamentá-la em dados reais do mercado. É preciso reunir informações como:
- Quem é o seu potencial cliente?
- Que assuntos ele consome relacionados ao seu setor e através de que canais de comunicação?
- Que atividades ele realiza, tanto profissional quanto pessoalmente?
- Quais são seus objetivos, dificuldades e desafios?
Os dois métodos de identificação são importantes em diferentes etapas do comercial e marketing da sua empresa. Mesmo trazendo informações mais gerais, o público alvo pode ser o ponto inicial para a criação de uma persona mais detalhada, criando um storytelling que ajuda na empatia e conexão com a equipe na hora de elaborar estratégias e desenvolvimento de produtos.
E, diante do cenário mercadológico, com tantas incertezas, modificações e inovações reforçadas pela pandemia, conhecer ainda mais os hábitos de consumo de possíveis clientes é fundamental para garantir bons resultados.