Você sabia que até 20% dos casais enfrentam dificuldades para engravidar, especialmente quando a mulher tem mais de 35 anos?
Existem inúmeros tratamentos que ajudam a estimular a gravidez e um deles é a acupuntura.
A acupuntura é uma técnica terapêutica e um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na introdução de finas agulhas na superfície corporal em locais específicos. Utiliza um sistema diagnóstico próprio e os pontos são escolhidos de acordo com o objetivo terapêutico. É praticamente indolor e muito seguro.
A Medicina Chinesa vê o indivíduo como um ecossistema em constante adaptação e interação com o meio. Associa à reprodução vários sistemas energéticos, cada um com órgãos e funções específicas, e em que cada um influencia e depende do outro.
A terapia com a acupuntura é cada vez mais utilizada no tratamento de doenças e distúrbios ginecológicos, dentre eles sintomas da menopausa, distúrbios menstruais e infertilidade. Com a acupuntura, o ciclo menstrual é influenciado, melhorando o fluxo sanguíneo para o útero e ovários e preparando o endométrio para receber o embrião.
Sua teoria geral é baseada na premissa de que existem padrões de fluxo de energia (Qi) através do corpo, que são essenciais para a saúde, e a desregularização desse fluxo energético resulta na patologia. A técnica corrige os desequilíbrios do fluxo auxiliando no tratamento da doença.
Na consulta de promoção da fertilidade através da acupuntura, a terapeuta especialista em medicina natural chinesa avalia o estado global de saúde do casal ou pessoa, desde a qualidade do sono ao funcionamento do intestino, à alimentação e ao exercício, ao stress, às características do ciclo menstrual, e à presença de doenças associadas.
A profissional identifica vários padrões de desarmonia nos casos de infertilidade em mulheres, incluindo falta de energia, ciclos menstruais irregulares e cansaço excessivo. A acupuntura para mulheres inférteis almeja os meridianos dos rins, do coração e do fígado. Acredita-se que os rins sejam os responsáveis por fornecer energia ao corpo, então tratar essa área dará à mulher mais energia e vitalidade para oferecer ao corpo.
O tratamento do meridiano do fígado regula o fluxo menstrual e reduz os efeitos psicológicos da TPM, da depressão e da ansiedade. Por último, a acupuntura também atua no sistema cardíaco, ao qual se atribui a responsabilidade do estado emocional de uma pessoa. Assim, a acupuntura que almeja esse meridiano ajuda a reduzir o cansaço e promove o relaxamento e a saúde através do processo de concepção.
Quando todas as três áreas são tratadas, a qualidade do óvulo melhora, o revestimento do útero se torna mais saudável, os ciclos menstruais são regulados e os hormônios entram em equilíbrio em todo o corpo.
Os tratamentos contra a infertilidade costumam ser bastante estressantes, pois demandam muitos processos, além da ansiedade natural da mulher. O estresse emocional pode inibir a menstruação e a concepção, e está relacionado principalmente com o Fígado, Rins, Pulmões, Coração e Baço. Por isso, a terapia com acupuntura é eficaz, proporcionando maior tranquilidade à paciente.
A recomendação é que o tratamento com as agulhas e com a moxa se inicie antes do processo de fertilização, para melhorar o estado geral da mulher.
O plano de tratamento proposto poderá passar por acupuntura semanal ou até duas vezes por semana. Além disso a mulher e/ou homem melhorará a alimentação e o estilo de vida. O objetivo será a otimização da fertilidade do casal pela melhoria do estado global de saúde, pelo aumento da circulação sanguínea aos órgãos reprodutores, pela regulação hormonal e do ciclo menstrual.
A acupuntura pode ajudar a criar condições para uma gravidez espontânea ou ser utilizada como suporte a um tratamento de reprodução assistida, aumentando a sua probabilidade de sucesso.
Comece hoje a se cuidar com acupuntura. Agenda sua consulta agora na clínica NeoNascer pelo telefone 32 3321 6967.
Mais informações pelo site www.neonascer.com.br
Compartilhem esse texto com alguém e me siga no instagram @jeannegcarvalho.
Até a próxima.