O Alto dos Passos é um lugar que não poderíamos deixar de visitar com a Caravana Antuérpia. Tradicional pelos bares, restaurantes e pubs, o bairro sempre foi referência em diversão, boa comida e ponto de encontro de todo juiz-forano, incluindo aí os momentos de comemoração dos campeonatos de futebol e copas do mundo. Aliás, estamos precisando que a seleção canarinho tome rumo e nos faça voltar ao Alto dos Passos para mais uma comemoração, não é verdade?
E para apresentar aos meus convidados novos bares com petiscos saborosos e, claro, que sirvam as melhores cervejas da Antuérpia, escolhi dois lugares ótimos, cheios de estilo e comida boa! O resultado foi muita diversão, sorrisos e descontração, como sempre acontece numa mesa de bar! Conheça agora os bares e o cardápio sugerido para essa rodada da caravana.
Timboo
Um gastrobar muito bacana, todo cheio de estilo e que conta com 13 torneiras de chopes com vários marcas e sabores, incluindo aí os produzidos pelo Mario Angelo, proprietário do espaço e que, assim como a Antuérpia, vem recebendo medalhas nos concursos cervejeiros que participa. Por lá, o chope Tripel da Antuérpia chegou à mesa numa taça linda, que ganhou a atenção dos visitantes antes mesmo de experimentarem a bebida, que foi uma excelente Belgian Tripel. Para acompanhar essa cerveja maltada e cheia de aromas, um crocante jiló, laminado e empanado, coberto de parmesão, foi a pedida certa. Para melhorar o que já estava bom, ainda experimentamos um lançamento da casa: o Lombinho Rubro. Trata-se de um filé mignom suíno levemente picante, envolto em dry rub de especiarias, assado e finalizado na brasa. Ele ainda foi acompanhado de um vinagrete de jiló com maçã verde, receita que só existe por lá, e uma farofinha de milho na manteiga. Sucesso! Mal havíamos saído do Timboo, em direção ao outro bar que visitaríamos naquela noite e o que mais ouvi foi: “Já estou com vontade de voltar!” Curtiu? Então visite você também o bar e divirta-se como nós! O Timboo está te esperando!
Rua Dona Zely Lage 55
3025-2507
Espetinho da Villa
O Fausto, proprietário do Espetinho da Villa, além de um grande amigo, é uma fonte inesgotável de dicas, afinal, por lá o cardápio é cheio de coisas boas e está sempre sendo aprimorado. Por conta disso, ele já pode até pedir música, porque alcançou a marca de três colunas minhas aqui na Tribuna! Desta vez meus convidados experimentaram, junto comigo, os caldos que foram tema da minha matéria anterior e que estão fazendo um sucesso danado por lá: tinha canjiquinha, feijão amigo, vaca atolada, caldo verde, tomate com poró e um delicioso péla-égua, que é feito com fubá, queijo, ovo e couve rasgada, bem tradicional da cozinha mineira. No segundo tempo desta visita, experimentamos um lançamento do renovado cardápio da casa: uma fraldinha suína servida na pedra, com mandioca cozida e manteiga de garrafa. Pausa pra mais um chope Premium Lager da Antuérpia, servido nas canecas congeladas e que a cada golada convidavam pra mais um petisco. E por isso chegou um prato que eu recomendo que vocês não deixem de experimentar: o Galeto da Villa, que é servido com molho de laranja, arroz branco e purê de baroa com gorgonzola. Uma delícia, assim como tudo que é preparado pela equipe do Espetinho da Villa. Palmas pra eles!
Rua Moraes e Castro 447
3031-5301
Fotos: Guilherme Ovídio