Deu aquela vontade de preparar um churrasco? Então vamos fazer!
Fiz, recentemente, uma coluna aqui na Tribuna indicando o amigo Marcos Churrascada para aquele tipo de churrasco em que a gente não quer “botar a mão na carne”. Justifiquei a dica por conta das variáveis que precisamos administrar na hora de queimar uma carninha, afinal, tem churrasqueira de tudo quanto é tipo, técnicas variadas pra conseguir acender o carvão, temperos pra todo gosto, cortes e mais cortes de carnes de boi, frango, porco, queijos, pães e por aí vai…
Mas a verdade é que, pra botar a carne na grelha, o que precisamos é simplesmente ter vontade! Isso aí! Se bater aquela vontade de comer um churrasco a gente “cai pra dentro”. E para ajudar vou dar algumas dicas para acertar a mão nesta arte de esfumaçar o ambiente e fazer todo mundo salivar por um bom corte assado sobre o carvão.
Recorri, novamente, ao amigo Marcos que me deu várias sugestões bacanas e contou sobre sua receita mais famosa: o torresmo na brasa. Para esse prato eu sempre escolho uma barriga suína bem carnuda, lá da Bife de Grife. No tempero, o Marcos me indicou usar somente sal grosso. O importante aqui é termos paciência no preparo. E aí uma orientação valiosa: use fogo baixo, por ao menos três horas e, antes, com uma boa e afiada faca, faça cortes ao longo da carne para que ela asse por igual e “derreta” o excesso de gordura. Ao final deste tempo, com a carne chegando ao ponto, vire a parte da peça que tem a pele para o braseiro, e aí já vale o fogo alto. O resultado é um saboroso e crocante torresmo pururucado pelo calor da brasa e com aquele sabor esfumaçado que a gente tanto ama. Na hora do serviço, não pode faltar o limãozinho pra arrematar o prato. O Marcos sempre finaliza o prato pressionando um quarto de limão na lâmina daquela mesma faca afiada, gotejando generosamente o sumo sobre o torresmo. É um espetáculo. Pra isso eu sugiro, novamente, uma boa faca de churrasco, e nada de improviso. Eu comprei as minhas lá na Superlar, num kit completo que trouxe também espátula, pegador e garfo. Aproveitei e trouxe pra casa também um afiador e uma bela e resistente tábua de churrasco, além de copos de cerveja e de shots, afinal, o churrasco fica melhor ainda acompanhado de uma bebidinha, não é verdade?
Quer outra dica bacana pra você fazer bonito aí na sua casa? Que tal fugir do obvio e acrescentar à sua lista carnes saborosas e ainda não tão conhecidas pela galera? Eu experimentei um steak cowboy e fiquei fã! Trata-se de um corte macio, marmorizado pela gordura entremeada, suculento e saboroso. As peças são normalmente pequenas e devem ser assadas no fogo alto. Na hora que adquirirem aquela coloração tostada do lado de fora, pode tirar do espeto e fatiar. Fica melhor ainda com um molho chimichurri. Eu também comprei esta iguaria lá no Bife de Grife, uma verdadeira butique de carnes do meu amigo Eduardo Bartels que, aliás, sempre me fornece as melhores linguiças de Juiz de Fora, tradição familiar que eu não abro mão. São mais de 30 tipos deste embutido preparados pela Souza Bartels com tudo quanto é recheio e temperos. As que levam jiló e também a de torresmo são insuperáveis, obviamente devido ao meu paladar botequeiro. E lá você também encontra vários cortes exclusivos de carnes, como a linha angus completa, carnes de nobreza indiscutível que são sucesso em qualquer churrasco. Eu falo que a gente pode até errar o ponto da carne, mas ela nunca deixará de ser saborosa, tamanha a qualidade do que eu compro por lá!
Pois agora que já deixei aqui a dica de onde comprar bons cortes de carnes e onde adquirir o material necessário para abrilhantar seu trabalho de churrasqueiro de final de semana, espero o seu convite para ir aí no seu churrasco compartilhar contigo o meu apetite, que às vezes parece infinito! Mas não precisa se preocupar que eu passo antes na loja Bife de Grife! Vamos juntos?!
Bife de Grife
Av. Presidente Itamar Franco 2.562 – São Mateus
Tel.: 3216-0643
Super Lar
Av. Rio Branco 2.327 Tel 3213 0350
Av. Getúlio Vargas, 546 Tel 3211-6156
Av. Getúlio Vargas, 894 Tel 3211 3881
Mal. Deodoro, 539 Tel 3212-0579