Site icon Tribuna de Minas

Mais tempero e mais arte!

PUBLICIDADE

Nesta segunda coluna sobre o circuito Temperos com Arte, indico mais dez opções de drinks e harmonizações para você se deliciar. Aproveite!

 

PUBLICIDADE

Na última semana já dei a dica: não perca a oportunidade de saborear pratos e drinks preparados especialmente para comemorarmos o Dia Nacional da Cachaça. Nesta quinta, dia 5, começa o Circuito Temperos com Arte e, até o próximo dia 15, teremos muitas opções para brindar a bebida mais brasileira de todas! Saúde!

 

PUBLICIDADE

Vizú

PUBLICIDADE

Prato: Pizza da casa Vizú

Drink: UAIrish Coffee

PUBLICIDADE

E vai ter pizza no circuito Temperos com Arte! O Vizú, bar todo estiloso no bairro São Mateus, apresenta a sua pizza da casa, feita com massa artesanal de longa fermentação que leva farinha importada italiana! É uma clássica redonda napolitana preparada no forno à lenha que leva, na sua receita, cobertura de creme branco, mozzarella, queijo brie e é finalizada com geleia de pimenta e parmesão. Pra beber, um original UAIrish Coffee, versão mineira inspirada num tradicional drink irlandês, só que aqui preparada com cachaça tradicional, café, xarope de açúcar demerara e suco de laranja pera! Uma combinação perfeita que vc tbm precisa experimentar!

Rua Morais e Castro, 837 – São Mateus

Tel 3025-5529

 

Garagem Gastrobar

Prato: Bosque Encantado

Drink: Double and Coffee

O Garagem Gastrobar, restaurante do nosso querido e premiado chef Pablo Oazen, participa do Circuito Temperos com Arte com um prato delicioso e lindo também! O Bosque Encantado é um risoto de cogumelos com legumes tostados muito saboroso e convidativo, como tudo que o Pablo prepara. O prato realmente encanta pelo visual e nos conquista pelo paladar. Pra beber, o Garagem criou o Double and Coffee, drink com cachaça Dom Bré tradicional, whiskey Jack Daniels, xarope de café e angustura. Ele é finalizado com espuma de café expresso. Uma bebida a altura desta receita deliciosa do nosso master chef.

Rua Luis de Camões, 74 – São Mateus

Tel 3231-3476

 

Picanha, Pimenta & Pinga

Prato: Costelinha Brava      

Drink: Garota de Ipanema

O Picanha, Pimenta e Pinga, carinhosamente chamado de PPP pelos seus clientes, está participando do Circuito Temperos com Arte com um prato pra lá de gostoso: é a Costela Brava! Uma costelinha suína assada e grelhada que depois recebe a cobertura generosa de um molho velouté, tradicional na cozinha francesa, mas aqui com uma picância toda especial para combinar com esse corte suíno e pedir logo uma boa bebida para acompanhar. Por isso a minha dica é o drink Garota de Ipanema, que leva cachaça branca tradicional, limão, abacaxi picado e gengibre, além de pimenta rosa. O resultado é marcante e refrescante ao mesmo tempo, combinando perfeitamente com a Costela Brava! Um combo de sabor para todos aproveitarem!

Avenida Eugenio do Nascimento, 310 – Aeroporto

Tel 3215-7755

 

Churrasqueira São Mateus

Prato: Fígado de cordeiro ao molho de especiarias

Drink: Sálvia à Cachaça

E a Churrasqueira São Mateus, um dos restaurantes mais tradicionais de nossa cidade, participa do Circuito Dom Bré e comemora em grande estilo o Dia Nacional da Cachaça. Ela nos apresenta o Fígado de Cordeiro ao molho de especiarias. A casa, que é conhecida por oferecer os mais diversos cortes e preparos de carnes, trás essa novidade para a mesa numa receita que leva cebola, pimentão colorido e temperos como anís, nós moscada e mascavo, resultando numa explosão de sabor que casou perfeitamente com a textura da carne, tenra e preparada com muito cuidado pelo chef. Com o mesmo esmero, o bartender nos oferece um drink de nome sugestivo e cheio de sabor: O Sálvia à Cachaça leva sálvia, cachaça extra premium envelhecida em barris de carvalho, limão e angustura. É a harmonização perfeita para o prato da casa!

Rua Padre Café, 73 – São Mateus

Tel 3232-2113

 

Churrasqueira Alto dos Passos

Prato: Maçã de Peito caldosa com palmito pupunha

Drink: Cosmopolita

E a Churrasqueira, icônico restaurante do bairro Alto dos Passos, criou prato e drink que vão fazer sucesso no Circuito Temperos com Arte. A receita escolhida foi a Maçã de Peito caldosa com palmito pupunha. Servida na panelinha e imersa num caldo espesso e saboroso, a maça de peito bovina é cozida sem pressa e nos trás seu sabor marcante muito bem acompanhado de palmito pupunha, que é adicionado durante o cozimento pra não desmanchar. Pra bebermos, um drink Cosmopolita, que apesar de nome e cor parecidos com o clássico Cosmopolitan, na nossa receita local leva agua de coco, suco de laranja e beterraba com especiarias, além de cachaça Dom Bre tradicional e xarope de morango. Uma bebida que fica linda no copo e promete surpreender a todos pelo sabor. Experimente!

Rua Dom Viçoso, 111 – Alto dos Passos

Tel 3218-0707

 

Clube do Filet

Prato: Clube em Cubos

Drink: Clube Red

O Clube do Filet não poderia faltar no Circuito Dom Bré Temperos com Arte. Pra comemorar em grande estilo o Dia Nacional da Cachaça, o Léo Chevitarese, chef da casa, criou o Clube em Cubos. Um delicioso filé mignon salteado na cachaça e acompanhado de um delicado vinagrete que também leva Dom Bré tradicional, além da já aclamada farofa artesanal da casa, preparada na manteiga. Pra bebermos, a dica é o Club Red. Peça ao Kleber Ronzani que ele vai caprichar no drink que leva cachaça tradicional, Campari, abacaxi macerado e angustura. No mais, é só aproveitar o ambiente de um dos melhores restaurantes de Juiz de Fora.

Alameda Engenheiro Gentil Forn, 1700 – Morro do Imperador

Tel 3241-2030

 

Armazém do Porto

Prato: Camarão Crocante

Drink: Dom Physalis

O Armazém do Porto, restaurante consagrado pelos seus pratos com peixes e frutos do mar, participa do Circuito Dom Bré Temperos com Arte com seu Camarão Crocante. O prato leva camarões graúdos, descascados e empanados em farinha panco, pra garantir aquela crocância especial, acompanhados de molho tártaro. Pra melhorar ainda mais esse prato delicioso, opte por um Dom Physalis, caipririnha que leva essa frutinha que está ganhando espaço nos drinks do mundo todo: ela é doce e levemente ácida e ficou perfeita com o limão siciliano e a Dom Bré armazenada em tóneis de amburana. Uma combinação perfeita que vai agradar aos paladares mais exigentes.

Rua Visconde de Mauá, 1401 – Santa Helena

Tel 3026-2337

 

Salvaterra Alto dos Passos

Prato: Costela Caipira

Drink: Caipirinha Tradicional

O Restaurante Salvaterra, em sua unidade do Alto dos Passos, participa do Circuito Dom Bré Temperos com Arte com o prato Costela Caipira: uma costela bovina cozida e dourada na panela, coberta com molho especial da casa e acompanhada de batatas rústicas, além de vinagrete e farofinha com alho . Pra acompanhar esse prato que remete a nossa culinária regional, a dica não é só um, mas dois drinks: aqui teremos double de caipirinha tradicional de limão com cachaça Dom Bré. Afinal, o circuito comemora o Dia Nacional da Cachaça e cozinha mineira é sinônimo de fartura, não é verdade?

Rua Dom Viçoso, 98 – Alto dos Passos

Tel 3212-6777

 

 

E agora duas dicas especiais para você aproveitar o circuito e dar aquele passeio bacana: conheça o Alambique Guarani, na cidade de mesmo nome, pertinho de Juiz de Fora! Por lá são produzidas as cachaças utilizadas pelos bartenders em todas as receitas do evento. Você poderá participar de uma visita guiada que conta toda a história da bebida e conhecer o processo produtivo de um alambique e, depois, é só escolher um dos seguintes bares para aproveitar ainda mais esse passeio! (Agende a visita ao alambique pelo telefone (32) 99942-1062)

 

Totó Lanches

Prato: Peixinho com geleia picante

Drink: Dom Hibisco

Vai ter PANC no Circuito Temperos com Arte! A galera da gastronomia chama de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Eu chamo de comida tradicional de cozinha raiz. Só quem é das antigas conhece esses tipos de plantas, como uma ora pro nobis, por exemplo, ou o Peixinho de Horta, folha que é usada pelo Totó. Na receita, ela é temperada, empanada na farinha panco e frita, adquirindo forma e até o sabor de: peixinho! Por isso o nome. É uma delícia crocante e leve! Ficou ótima com a potente geléia de pimenta artesanal. Pra acompanhar, o drink do Totó é lindo e saboroso, além de igualmente inusitado: o Dom Hibisco adquiriu a linda cor dessa flor e o sabor de cravo e canela, além do limão utilizado na receita. Tudo leve e convidativo!

Rua José Alvico, 30 – Guarani/MG

Tel (32) 3575-1793

 

Bar da Kiki

Prato: Torresmo a pururuca com geleia de pimenta

Drink: Caipirinha de limão capeta

Se você está pensando se vale a pena esticar até Guarani pra experimentar mais um prato do Circuito Temperos com Arte a minha dica é: vá! Mas vá acompanhado!  Justifico: o prato da Kiki é um baita rocambole de torresmo recheado com queijo coalho! Uma barriga de porco carnuda, assada por quatro horas e pururucada no final do preparo. Ele chega numa pedra pra manter o calor, porque você vai precisar de tempo pra comer tudo. Por isso, pra ir bebericando enquanto come e aproveita o lugar, nada melhor do que uma boa cachaça. Aqui ela é ingrediente de uma caipirinha de limão capeta, cítrico suave e aromático que casou perfeitamente com a cachaça envelhecida em madeira amburana servido no generoso copo de drink da Dom Bré. Fartura parece ser compromisso da Kiki e por isso você vai gostar muito desta viagem. Partiu Guarani?!

Rua João de Abreu Moreira, 900 – Guarani/MG

Tel (32) 99963-4744

 

 

 

 

 

 

 

 

Exit mobile version