Crescimento mundial, perspectivas em queda

Por Gabriel Manhães e Jardel Aquino

04/01/2022 às 07h00 - Atualizada 03/01/2022 às 17h07

Recentemente, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou suas projeções referentes ao crescimento da economia global, tanto para 2021 como para 2022. A organização divulgou os valores de 5,6% para 2021 e 4,5% para 2022 de decrescimento da economia mundial. Porém, a mesma identificou algumas preocupações para o próximo ano, observando a alta da inflação e a desaceleração da recuperação econômica.

Uma das principais preocupações da OCDE para os próximos anos são os desequilíbrios entre as recuperações econômicas em todo o globo, pois alguns países podem ficar para trás nesse caminho de recuperação econômica. Esse risco existe tanto em decorrência do crescimento da inflação como pela falha de alguns países em estabelecer uma campanha eficaz de vacinação contra a Covid-19. Além disso, ainda é necessário observar o surgimento e o comportamento das novas variantes.

PUBLICIDADE

Para o cenário brasileiro, a organização reduziu sua projeção do PIB de 5,2% para 5% em 2021 e de 2,3% para 1,4% em 2022, resultados que estão abaixo da média mundial. Essa redução das expectativas de crescimento do Brasil estão atreladas, segundo a OCDE, à diminuição do poder de compra, à alta das taxas de juros e às incertezas políticas que afetam as expectativas do mercado.

Segundo a OCDE, o crescimento estabelecido para o Brasil em 2022 será o menor entre os países do G20, que engloba países como África do Sul, Argentina, México, Estados Unidos, China, entre outros. Além disso, será uma das menores taxas de crescimento da América Latina, ficando atrás de países como Argentina, Chile e Colômbia, que têm perspectivas de crescimento de, respectivamente, 2,5%, 2% e 5,5%.

Entretanto, não foi apenas para o cenário brasileiro que a organização reavaliou suas projeções. Para os Estados Unidos, a previsão de crescimento foi reduzida para 5,6% em 2021 e 3,7% em 2022. As expectativas para a China também tiveram uma queda, sendo que sua projeção para 2021 é de 8,1% e para 2022 é de 5,1%.

O conteúdo continua após o anúncio
Conjuntura e Mercados

Conjuntura e Mercados

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também