Portal transparência
Juiz de Fora está em primeiro lugar, entre as cidades mineiras no ‘ranking’ de transparência pública com mais de 50 mil habitantes, na segunda edição Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, apresentada pela Controladoria-Geral da União.
Só elogios
Depois de superar a Covid-19, Claudio Trombini – o simpático palhaço Trombetinha – começa a retomar suas ‘lives’. Nas conversas com os amigos, ele não tem poupado elogios ao atendimento médico e as equipes de serviço do Hospital Maternidade Terezinha de Jesus: “100% SUS, é um orgulho para Juiz de Fora”.
Tome nota
Fechado desde dia 24 de fevereiro para férias coletiva de seu ‘staff’, o Haras Morena Resort só vai reabrir na primeira semana de abril.
Pior momento
“Não existe mistério sobre como chegamos até aqui: o coronavírus é transmitido por ar, aumentando o risco de contaminação em casos de proximidade entre pessoas e permanência em lugares fechados. Não houve esforço nacional com campanhas amplamente divulgadas sobre as medidas de segurança necessárias e, no momento, estamos atrasados com a vacinação. Quanto mais as pessoas e as autoridades relaxam ou não se comprometem, a contaminação sai ainda mais do controle.” A declaração é do professor e pneumologista Júlio Abreu, sobre o atual cenário da pandemia no Brasil.
Recomendações
Na entrevista que concedeu ao Portal da UFJF, o destacado médico reforça a importância do uso de máscaras: “quanto maior a capacidade de filtração da máscara, maior a proteção. Se você estiver usando a máscara corretamente e evitando aglomerações em ambientes fechados, será quase impossível você se contaminar por aerossóis. O segredo está no ajuste da máscara ao rosto: quanto mais ajustada, maior será a eficiência de infiltração. Quem está com a máscara abaixo do nariz já perdeu toda a proteção, por exemplo. Os recursos de usar elásticos ou grampos para aumentar a aderência das máscaras também podem aumentar, e muito, a capacidade de filtração delas.”
Registro
Com pesar, a coluna registra o falecimento do diácono José Celson Mazzoni de Oliveira (78 anos), sepultado, ontem, em Rio Novo.
Novo presidente
Por aclamação da assembleia, Rogério Adum Araujo foi eleito presidente do Clube de Engenharia. Seu vice é João Carlos Saggioro, que ocupava a presidência.
No mais…
A médica Ludhmila Hajjar, aquela que quase assumiu o Ministério da Saúde, acabou sendo desmascarada pelas redes sociais. Em um vídeo, ela toca violão e canta “Amor I Love You” – sucesso de Marisa Monte – declarando seu amor à ex-presidenta Dilma.
‘Baby’
Tânia e Avelino Fonseca do Nascimento estão em festa com a chegada do primeiro herdeiro, Vicente. Também super felizes, os avós, Maria de Lourdes e Jomar Pacheco, Adélia e Avelino
do Nascimento.
Antenado
Sem uma ação eficaz e permanente da Prefeitura (ou mesmo da PM), está ficando insustentável a situação, em São Mateus, por causa da numerosa presença de moradores em situação de rua. Na Padre Café, ao lado da antiga agência da Caixa, mulheres com crianças fizeram dois fogões interrompendo a passagem para a Avenida Presidente Itamar Franco. Por todo o bairro, comerciantes e moradores estão sendo ameaçados por pessoas que, ao invés de alimentos, só querem dinheiro. Aliás, as ameaças se estendem aos motoristas, especialmente mulheres, quando param nos semáforos.
SOS vacinas
Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe está mobilizando um grupo de empresários para a compra de insumos de saúde e para a aplicação de vacinas contra a Covid-19.
A iniciativa vai beneficiar as 200 maiores cidades mineiras com a proposta de reforçar a campanha de vacinação no estado.
Toque
“Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo para ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais”
Arnaldo Jabor
Voo Livre
Diretora executiva do Macalé, Luciana Bomtempo comanda um bate-papo com mulheres empreendedoras e líderes no setor de laticínios. Amanhã, às 19h, no YouTube.
Em clima de ‘niver’, Antonelle Gomes da Rocha, Patrick Miranda, Luiza David, Victor Machado e o maestro Ciro Tabet.
A medalhista Maíla Machado, especialista em 100m com barreiras que participou das olimpíadas de Atenas, Beijing e Rio, é a convidada para um bate-papo com alunos de educação física da Estácio, logo mais, às 19h, no Instagram.
A segunda sessão da mostra “Sexta Delas” vai ao ar sexta-feira agora, às 20h, no YouTube da Funalfa e na JFTV Câmara (canal 35,1).
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Lar de Laura, ( 3222-8677).
Coronavírus – Previna-se. Use máscara.