Destaque em Brasília
Mineira de Rio Pomba, Maria Ângela Marini é um belíssimo exemplo de mãe neste domingo dedicado a elas. Ela morou em Juiz de Fora quando o marido, Roberto Nogueira Ferreira, foi secretário da Fazenda no governo de Mello Reis.
Em 1986, ao ter que lidar com o repentino diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda da filha de 5 anos, Maria Ângela decidiu encarar o câncer de frente. Ao lado de Roberto e de outros pais, criou em Brasília a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, instituição que hoje é referência no país.
Ao ser homenageada no projeto “Elas fazem a diferença”, a presidente Maria Ângela lembrou que no primeiro ano da instituição “28% era o índice de famílias que abandonavam o tratamento. Em 2020 não houve nenhuma desistência e foram realizados 712 atendimentos”.
A Abrace oferece hospitalidade para crianças que não moram no Distrito Federal e promove reformas em residências que apresentam condições precárias de moradia, de saneamento básico e riscos para a saúde das crianças assistidas. O Programa Moradia contribui para a qualidade de vida do assistido oferecendo um ambiente saudável no processo de tratamento e expectativa de vida. Também são fornecidos alimentos e remédios.