Fala Quem Sabe
A importância do empresário contábil
Para falarmos da importância do empresário contábil, temos que começar lembrando da grande evolução que já ocorreu e ainda ocorrerá nesta profissão. Esta que já foi chamada de “Guarda livros”, hoje é uma das profissões mais requisitadas no País.
Os técnicos contábeis e contadores, foram na sua grande parte se transformando em empresários contábeis, pois com tanta demanda e necessidade de atender aos diversos clientes, estes já não conseguiam executar estas tarefas sozinhos, tendo a necessidade de contratar auxiliares e profissionalizar o seu negócio.
Em diversas pesquisas realizadas com empresários, a figura do contador, sempre foi a mais lembrada e a mais próxima do empreendedor, já se foi o tempo em que a empresa contábil era apenas a responsável por atender as obrigatoriedades do governo e gerar impostos. Hoje este profissional tem que estar preparado para o grande avanço que houve na tecnologia para automação dos processos, e gestão de pessoas, que é o caminho para uma maior produtividade e qualidade.
Hoje no Brasil são mais de 65 mil empresas contábeis, sendo mais de nove mil aqui em Minas Gerais, responsáveis por mais de 350 mil empregos diretos em suas empresas.
Para finalizar, quero parabenizar os colegas empresários contábeis, pois nesta árdua tarefa de exercer esta profissão, neste emaranhado de leis que mudam a cada dia, ainda empreendem, geram empregos e transformam o Brasil através do empreendedorismo contábil. No próximo dia 12, é o Dia do Empresário Contábil.
(Guilherme Barra é empresário contábil, presidente da Sinercon – Núcleo de Contadores JF e leitor convidado)
Rui Marliere (que é casado com a juiz-forana Nathália Amaral Abrantes e tem dois filhos, Maria Victoria e Anthony), continua em ascendência na Everest Reinsurance Company, em Miami. De vice-presidente ele agora foi promovido a CEO, passando a liderar a operação de resseguros da Everest na America Latina e no Caribe .