Site icon Tribuna de Minas

A arte como formadora do senso crítico e cidadão

PUBLICIDADE

Fala Quem Sabe

A arte como formadora do senso crítico e cidadão

PUBLICIDADE

…Sonhar, sonhar, observar, sentir, reagir, refletir, persistir, executar e voltar a sonhar…

Assim considero a inexorável lida do artista. Não do artista inventado, mas do sonhador inventivo.Se conceituar a expressão artística é complexo e relativo, muito mais é definir aqueles que se dispõem a transitar pelos caminhos subjetivos da arte. Porém, certamente nos submetemos a seus desígnios quando nos propomos a andar por desertos de nuvens, aguçando os sentidos, estabelecendo linguagens e viajando para dentro de nós e de universos ficcionais, sem, contudo, nos desvencilharmos das realidades dos dias. Estes são alguns dos exercícios mínimos e cotidianos que resultam em matéria reflexiva e transformadora.

PUBLICIDADE

Neste momento de tantas “ideias” fugazes e polarizadas, de saturação midiática, memes além de tantas outras situações de proximidade consumista e distanciamento espiritual, a cultura, em seus múltiplos canais e pelo viés da arte, se faz mister para a realização de um resgate humano fundamentado no respeito à diversidade de opiniões e formação de uma consciência coletiva crítica e cidadã.

Comungo com os que sustentam que a arte é o espelho e a alma de uma sociedade. A resultante cultural é o reflexo pulsante de nossas ações. Um prolongamento de nossos espíritos, aspirações e ansiedades. Viver a arte em sua essência é ser cúmplice da liberdade, é desenvolver nosso universo cognitivo.

PUBLICIDADE

Cores, traços, sons, verbos, expressões… são ferramentas eficazes na defesa da dignidade humana, vetores que exaltam a harmonia, mas que também denunciam e enfrentam as mazelas existenciais provocadas por aqueles que desconhecem os fascínios e mistérios do mundo da arte.

Diante deste contexto, 8 de maio é um dia especial, pois é nesta data que se comemora no Brasil o Dia do Artista Plástico. Sendo assim, deixo aqui um forte abraço, um sorriso e um traço a todos que de forma profícua e democrática, se aventuram a ser os fios condutores desta fantástica trama de sentimentos que designamos como ARTE.

PUBLICIDADE

(Gerson Guedes é artista plástico e leitor convidado)

Eles Acontecem

Cidadão honorário Ex-vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara quatro anos, quando também chegou a ocupar o cargo de prefeito por uma semana, o deputado Isauro Calais (clicado com Norma Affonso) foi homenageado com o título de cidadão honorário, por iniciativa de Vagner de Oliveira. Mineiro de Miraí, há 37 anos ele mora em Juiz de Fora e fez questão de destacar em sua saudação que “sempre estive integrado a esta sociedade. Meus esforços me conduziram para tornar-me um cidadão ativo e participante”. Foto: Jairo’s

JF Por Aí…

<
>
Exposição em Niterói: O artista Iriê Salomão está em cartaz até 4 de junho, na Aliança Francesa, em Niterói (RJ), com a mostra “Entre pontos”, que reúne 12 obras em tracejado, bico de pena e também aquarela. Os trabalhos mostram desde suas inspirações em esculturas do mestre Aleijadinho e a arte barroca de Minas, até azulejos que encantou Iriê na viagem que fez ao Norte de Portugal. Na foto, o secretário de Cultura de Niterói, Daniel Damasceno, a diretora da Aliança Francesa Julie Mailhé, o presidente da Associação Cultural da Aliança Francesa, Rivo Gianini, Iriê e o cônsul geral da França no Rio, Jean Paul Guihaumé.

 

Exit mobile version