‘Niver’ da banda
Exatamente no dia 5 de fevereiro de 1972, portanto há 49 anos, era fundada a Banda Daki. Segundo Jarbas Batitucci, “a ideia começou após uma festa de réveillon na boate do Brasão. Um grupo de amigos ao redor de uma mesa no tradicional restaurante, comentava sobre a criação de uma banda nos moldes da Banda de Ipanema, que tinha como destaque a bela atriz Leila Diniz”.
Jarbas se lembra das presenças: “Luiz Carlos (Capeta) Novais Rosa, Walmir Pifano, Márcio (Jacaré) Alves, os gêmeos Munir e Samir Yazbeck, José Paulo Abdalla, Adair Araujo, Nicolau Helvécio e Ivanir Yazbeck, único que não morava em Juiz de Fora, pois trabalhava na imprensa carioca”.
Ivanir foi quem “desafiou” os integrantes da Turma do São Roque a fundar a banda, que logo recebeu adesão de outros amigos foliões. No Bar do Bolão, a ideia prosperou com a participação de Ivan Barbosa, Antônio Augusto Teixeira, dos irmãos Ciro e Leopoldo Tristão, Paulo Eduardo (Pauleca) Abreu, Manoel (Galinha) Monteiro Vianna, Duca Freitas, Osmany Maninho e dos irmãos Cesar e Márcio Itaboray.
Festa dos 50 anos
Há mais de quatro décadas à frente da Banda Daki, José Carlos (Zé Kodak) Passos, desde já, não esconde seu entusiasmo para o desfile do cinquentenário no Carnaval de 2022. Mesclando emoção e alegria, ele ficou sabendo que a prefeita Margarida Salomão manifestou interesse que o tema do próximo carnaval seja a irreverente e bem humorada Banda Daki.
Música e poesia
Logo mais, às 18h, no YouTube, o compositor e instrumentista Márcio Guelber estreia a ‘websérie’ inédita, com direção artística de Nara Pinheiro. “Paisagens possíveis” é uma suíte em quatro movimentos, composta para violão de sete cordas.
Café em JF
Sancionada pela prefeita Margarida Salomão a lei, de iniciativa do vereador Marlon Siqueira, que institui 24 de maio como o Dia Municipal do Café Especial e a Semana Municipal do Café Especial.
Segundo ele, “uma ação importante para pautar e incentivar o setor que cresce a cada ano e, em 2020, pode ter movimentado R$ 3,9 bilhões”.
Antenado
Moradores da Avenida Presidente Itamar Franco, na esquina com Rua Antônio Passarela, reclamam dos frequentadores dos bares, que nos finais de semana (até de madrugada), insistem em ficar bebendo nas calçadas e no canteiro central.
Uma afronta à Lei do Silêncio e ao decreto municipal.
Arte em São Paulo
A artista Nequitz Miguel marcou presença na coletiva presencial “Resistência da arte”, na Rua Oscar Freire – sofisticada região dos Jardins paulistanos.
Livro inclusivo
A escritora Luciane Fontes lançou, no YouTube, a obra “A Lupa Mágica”, que trata questões de acessibilidade através da história de um menino com baixa visão.
Toque
“Quando você superar o medo de deixar o porto, vai ver quanto é lindo o mar”
Joaquim Villela
Voo Livre
Aniversariando hoje Stael Braga, Júnior Bedendo e Frederico Braida.
Neste sábado festejam aniversário Ronaldo Itaboray, Daniele Moraes Villela, o artista gráfico Knorr, Samuel Kascher de Oliveira, Marisa Ulhoa, Antônio Dias e Fabiana Salgado Cid.
O professor de matemática da UFJF, Marco Aurélio Kistemann e a doutoranda em química, Isabela Vieira da Silva lançaram a segunda edição do livro “Avaliação da aprendizagem: possibilidades para a prática docente na Educação Básica”.
Contagem regressiva para o mega lançamento do “Grand Tower”, primeiro prédio comercial da ACR Empreendimentos, no Centro.
Com pesar a coluna registra o falecimento do padre Wilson Rogério Campos Delgado (70 anos), pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Bias Fortes.
Zeca Pagodinho e a Chico Rei – marca de camisetas criativas e personalizadas – lançaram ontem um novo ‘kit’ em sua coleção para comemorar o aniversário do grande sambista.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Centro de Promoção do Menor – Ceprom (3235-1047).
Coronavírus – Previna-se. Use máscara.
Neste sábado, é dia de ombros de fora…