Aonde queremos chegar?
Dias atrás, José Salibi Neto (@josesalibineto), fundador da HSM e, em minha opinião, o maior nome da gestão de nosso país, postou a fala de um grande futurista americano chamado Alvin Toffler. Nela, ele dizia que o analfabeto do século XXI seria a pessoa“que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Esta fala me levou à reflexão do que foi empreender no ano de 2020. Como nós, empresários, fomos desafiados a reaprender. Muitas verdades absolutas sobre os negócios se mostraram equivocadas e foi necessário desaprender muitas coisas.Impressionante como nossos limites foram testados e aprendemos sobre novos limites. Ninguém disse que seria fácil empreender, mas não imaginávamos que seria tão desafiador como neste ano que passou.
A chegada de2021 traz uma incerteza que nenhum de nós gostaria de ainda ter. Não há um cenário definido sobre os próximos dias ou até meses, mas nossos negócios não podem esperar. Hora de planejar diante do incerto. Hora de repensar a fundo nossos modelos de negócios e todas as suas características. Hora de identificar as oportunidades que foram criadas diante do novo comportamento dos consumidores.
O momento é de pensar sobre o time de colaboradores, sobre a gestão das nossas empresas, de refletir sobre o ‘mix’ de produtos ou serviços que oferecemos para nossos clientes. Gerir com recursos escassos é uma necessidade e não uma escolha. Sairemos dessa muito mais preparados.
Não adianta esperarmos um 04/01/2021 melhor que o 2020 porque provavelmente não será. Mas precisamos continuar acreditando que o melhor acontecerá e que sairemos de um período tão difícil como o atual, muito mais fortes e prontos para o que for preciso. Isso é ser empresário. Navegar rumo ao desconhecido,mas convictos de que o caminho nos trará bons resultados. Que sejamos resilientes, rápidos e decisivos para nossas empresas. Que possamos fazer a diferença para nossos negócios em 2021.
(Luciano Larcher é consultor de negócios, palestrante e leitor convidado)